Nos bastidores de Downton Abbey

Nos bastidores de Downton Abbey
 

Criar o mundo de Downton Abbey não é uma tarefa fácil. A série inglesa, que é ambientada no começo do século 20, traz à TV o luxo e ostentação da nobreza britânica, em meio ao início das mudanças sociais ocorridas após o final da Primeira Guerra Mundial.

O drama, que faturou o Emmy de melhor minissérie em 2011, logo se tornou uma das séries mais assistidas em todo o mundo. O criador da atração, Julian Fellowes, queria revisitar o seu aclamado filme, premiado com o Oscar, Assassinato em Gosford Park. A ideia era explorar a história de personagens autênticos, de uma aristocracia que não existe mais na Inglaterra.

Ganhe um calendário da série

A mansão da família Crawley abriga todo o glamour do período e, ao mesmo tempo, resume as modificações do pós-guerra. Os anos seguintes do grande conflito dariam o impulso para o nascimento do jazz, da eletricidade, do telefone e da era moderna como conhecemos.

O seriado é gravado no vistoso palácio de Highclere, que preserva detalhes arquitetônicos do começo do século. Com exceção à área dos funcionários, os cômodos da casa foram preservados com as suas características originais.

Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre o set de filmagens da série.

Confira o trailer do especial de Natal

A cozinha foi construída especialmente para série

A cozinha foi construída especialmente para série

 

1 – Todo o cenário do andar de baixo foi construído pela produção do seriado. O projeto levou 19 semanas para ficar pronto e contou com o auxílio de carpinteiros e profissionais especializados. Como o local fica em um estúdio, parte do elenco principal da série quase nunca frequenta o palácio para as gravações.

2 – Para montar as mesa da cozinha, os assistentes de arte costumam ler livros de receitas antigos. O material fornece uma noção de como era o cardápio empregado nas refeições. Um dos títulos utilizados é Livro de Receitas de Edimburgo para Casas Elegantes, de 1912.

Downton Abbey garante quinta temporada

3 – A representação da trincheira de guerra tentou ser o mais fiel possível com a realidade. Os alojamentos dos oficiais foram reproduzidos em seu devido tamanho, de apenas 4,25 metros para cada lado, assim como a umidade e sujeira do abrigo. Durante as gravações, Julian chegou a cair na lama enquanto caminhava pela locação.

4 – Diversos objetos de uso pessoal e itens de decoração dos personagens foram trazidos para o castelo. No caso dos dormitórios dos oficias (durante a terceira temporada), as camas foram garimpadas em um hospital local e os cobertores fornecidos por uma empresa especializa em tecidos de época, originais da Marinha.

5- As provas de figurinos são fotografada pela produção da série, que possui apenas sete semanas para se preparar antes do início das filmagens. Todas as atrizes utilizam um vestido liso por debaixo dos trajes, algumas delas gostaram tanto da segunda pele que a empregam em seu vestuário do dia a dia.

Os melhores figurinos da TV

6- Os penteados impecáveis levam tempo para serem feitos, mas todos o trabalho é realizado em uma peruca. Maggie Smith, que vive Violet, tem o seu próprio peruqueiro à disposição.

7 – O interesse pelo a criação do mundo de Downton Abbey despertou o interesse do aclamado produtor J. J Abrams, que visitou o estúdio da série na Inglaterra neste ano.

8 – O vilarejo de Bampton, onde são gravadas as cenas externas, existe e a população local costuma acompanhar os trabalhos de filmagem. Um dos muros da rua principal do local desabou e a equipe o construiu novamente como presente para os moradores.

 

Julia Benvenuto
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

1 comentário

  1. celly

    31 de julho de 2016 em 21:15

    essa serie é um pipoco.aguardo ansiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *