Fargo apresenta ótima adaptação do filme dos irmãos Coen

 

spoilerSeguindo a recente moda de remakes de filmes de sucesso para o mundo dos seriados, Fargo conseguiu uma façanha: a obra conseguiu adaptar as melhores particularidades da produção cinematográfica e retirou características que não funcionariam na televisão. A atração foi produzida pelos irmãos Joel e Ethan Coen, os mesmos que assinaram o roteiro e a direção do filme homônimo lançado em 1996.

Grande parte da aceitação do seriado pode ser atribuída as ações exageradas dos personagens na trama. Com muito humor negro, eles se envolvem em confusões e tomam péssimas decisões sobre como conduzir as suas vidas. A crueldade do comportamento dos protagonistas aliado ao ritmo crescente de mal-entendidos dita o tom da série, muito mais inconsequente e frenética do que a versão original.

Fargo: confira o promo do último episódio da minissérie

É claro que para manter o clima irreverente, em meio a um caos de situações degradantes, é necessário a escolha de um grande ator. Fargo tem um elenco admirável, contratado com precisão pelos produtores. O vendedor de seguros, Lester Nygaard, é interpretado por Martin Freeman, que atualmente também atua como Bilbo Bolseiro, na saga de O Hobbit, e como Dr. Watson na série Sherlock, produzida pela BBC.

Martin Freeman interpreta o vendedor de seguros Lester Nygaard

Martin Freeman interpreta o vendedor de seguros Lester Nygaard

A trama começa quando o protagonista conhece o assassino de aluguel Lorne Malvo – excelente atuação do astro Billy Bob Thornton. Como coadjuvantes, Allison Tolman e Colin Hanks (filho do ator Tom Hanks e já experiente no meio televisivo) fazem uma dupla de policiais que não estão acostumados com crimes perigosos.

O pano de fundo do programa é a pequena cidade de Bemidji, em Minessota. Alguns fãs e conhecedores da obra dos Irmãos Coen podem estranhar o lugar e o nome da cidade, mas a história de Fargo apresenta aspectos diferentes em relação ao longa-metragem. No início, muitos personagens aparentam semelhanças, mas o déjà-vu passa rapidamente à medida que são explorados com mais profundidade. No fim das contas, o programa é uma adaptação do estilo do filme para a televisão, com uma história abrangente e com cenas mais divertidas.

Fargo: filme dos irmãos Coen ganha adaptação na TV

Infelizmente, o canal FX ainda não confirmou a renovação do programa para o segundo ano. Entretanto, há rumores de que o seriado ganhe um outro enredo e diferentes personagens. A ideia de uma nova história seria completamente viável, pois a trama da primeira temporada teve um final satisfatório e conclusivo, não deixando tanto espaço para uma continuação convincente.

André Natali
Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e em Técnico de Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. No Pop Séries!, é responsável pelas análises de seriados épicos e adaptações do cinema para a TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Newsletter do Pop Séries!Inscreva-se
+ +