Arquivo X: 11ª temporada aposta em reviravolta confusa

arquivo x 11 temporada

Aparentemente, nenhum fã desconfia do maior segredo de Arquivo X.

Repetindo a fórmula que consagrou o sucesso da série na década de 1990, Chris Carter apostou em uma grande reviravolta na trama da 11ª temporada, que teve o seu desenvolvimento “atropelado” em apenas dez capítulos.

Guia de episódios da 11ª temporada de Arquivo X

E, mais uma vez, Gillian Anderson (Scully) e David Duchovny (Mulder) provaram que o grande trunfo de Arquivo X está no relacionamento de seus personagens e não em teorias conspiratórias. Houve grandes momentos na evolução do novo ano: com capítulos focados na rebelião das máquinas, no passado de Skinner (Mitch Pileggi) e na busca pelo culpado dos assassinatos macabros em uma pequena cidade do interior dos EUA (com boas referências ao filme It: A Coisa).

No entanto, o grande problema do arco narrativo adotado por Carter esteve no desaparecimento de William, suposto filho de Scully e Mulder que foi dado para adoção ainda quando criança. Assim, o telespectador teve que praticamente esquecer as nove temporadas antecessoras do seriado, e os dois filmes, e aceitar a ideia de que o personagem – na realidade – era uma consequência de um experimento que mesclava o DNA alienígena e do Homem Canceroso (ou Fumante, como preferir).

Arquivo X desvenda grande mistério

arquivo x temporada 11

Trama apostou em reviravolta confusa e decepcionante

 

A reviravolta causou desconforto entre o público, que chegou a questionar a decisão da Fox de produzir o revival. De certa forma, talvez, era melhor ter deixado a história como estava. A busca por William, que deveria nortear todo o curso da narrativa, não foi desenvolvida da maneira correta. E o fim do mundo anunciado no final da 10ª temporada, de fato, nunca aconteceu.

William nunca conviveu com o pai ou a mãe, somente em poucas cenas os fãs tiveram a oportunidade de vê-los juntos. No fim, o garoto tomou um tiro por Mulder, que viu o suposto filho afundar no rio sem saber que as suas habilidades sobrenaturais acabaram salvando a sua vida.

Arquivo X: Homem Fumante ataca no episódio final da temporada

Ainda sem confirmação, o canal trabalha em uma possível renovação de Arquivo XGillian Anderson anunciou que terminou sua trajetória como Scully, já que a personagem está novamente grávida do companheiro. Resta saber se este será mesmo o fim definitivo da franquia ou se Duchovny poderia conduzir uma nova temporada sozinho – assim como Gillian fez no passado.

Desde que foi ressuscitada, Arquivo X causou grande euforia nos entusiastas televisivos e produziu episódios memoráveis. Uma pena que Carter quis apostar em uma conspiração que envolvia o núcleo familiar da série. A decisão não teve o efeito desejado e só casou descontentamento.

Julia Benvenuto
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

1 comentário

  1. Gustavo Fernandes

    12 de abril de 2018 em 17:11

    Olá gostei da sua publicação sobre essa grande Série que me ficar tão feliz a cada episodio que a vejo novamente!!!! Só espero que possa haver outra logo,logo já estou com muita saudade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *