‘A Discovery of Witches’ ganha adaptação instigante de obra de Deborah Harkness

discovery of witches 1 temporada
 

Quando a historiadora Deborah Harkness decidiu escrever a sua obrada de ficção A Discovery of Witches (em português, A Descoberta das Bruxas), os vampiros e outras criaturas sobrenaturais já haviam sido explorada demasiadamente no cinema e na TV.

Em 2009, dois anos antes do lançamento do primeiro livro da trilogia, The Vampire Diaries estreava na televisão americana com grande empatia dos fãs adolescentes. Anos se passaram e as obras de Deborah conquistaram a lista das mais vendidas no jornal New York Times por diversas vezes.

Assista ao trailer de A Discovery of Witches

Mas foi somente em 2018 que o canal britânico decidiu investir em uma adaptação para a história. A trama tem como foca a jornada de Diana Bishop (Teresa Palmer), uma acadêmica que encontra, por acidente, um manuscrito cobiçado na Universidade de Oxford. A partir daí, ela passa a conviver em um mundo repleto de criaturas, que disputam o poder entre si.

Em sua tentativa em descobrir quem realmente é, e a extensão de seus poderes, Diana tem um encontro inesperado com Matthew (papel de Matthew Goode), um vampiro de mais de 1.500 anos de idade. Diferente de outros romances do gênero, A Discovery of Witches é uma trama inteligente para adultos, com diversas referências à pensadores do passado, e com poucos “artifícios” adolescentes. As cenas de violência são mais realísticas, mais sangrentas, permeadas por um fotografia sombria.

Confira entrevista com o elenco da série

O carisma dos atores também ajuda – e muito – no fluxo da narrativa. Embora, desde o primeiro episódio, o telespectador saiba que Diana e Matthew irão viver um amor proibido, a química entre os personagens não deixa a desejar. Goode já teve papéis notáveis na ficção: como em Downton Abbey e, mais recentemente, em The Crown. No entanto, esta é a sua primeira experiência em uma narrativa de fantasia. Teresa já havia participado de outros projetos do gênero, como no longa-metragem Meu Namorado é um Zumbi.

Talvez, a única ressalva é que oito episódios para o desenvolvimento da história foram insatisfatórios. A narrativa caminha com rapidez a partir do terceiro capítulo e parte dos diálogos profundos de Harkness se perderam no processo.

Com grande aceitação dos fãs da trilogia, A Discovery of Witches foi renovada para mais duas temporadas. Os próximos episódios terão como base os livros Shadow of Night e The Book of Life. E com certeza o público pode esperar por mais aventuras neste mundo fabuloso, repleto de bruxas, vampiros e demônios – sem esquecer de nós humanos, é claro.

Julia Benvenuto
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *