Muitas expectativas e previsões foram feitas para a quarta temporada de Downton Abbey. Após a saída repentina de Dan Stevens, e a morte de seu personagem na trama, o futuro parecia nada promissor para o drama inglês.
Downton Abbey garante quinta temporada
O criador Julian Fellowes já havia comentando à mídia internacional a sua opção por tirar de vez Matthew da narrativa. “Dan não renovou contrato ao final da terceira temporada e também não estava disposto a voltar em uma participação especial. O que poderia fazer?”, explicou à revista Entertainment Weekly.
O clima fúnebre, no entanto, só esteve presente no primeiro episódio da temporada. Ver Lady Mary (Michelle Dockery) assumir um papel de liderança na administração da herança e da fortuna da família foi um dos momentos mais compensadores deste e ano e também a prova de que a modernidade chegou definitivamente ao mundo de Downton Abbey.
Aliás, os novos capítulos foram basicamente centrados no choque entre realidades. Com o advento do jazz, da tecnologia e da falência das grandes famílias nobres, uma nova realidade foi praticamente imposta no começo do século 20. Fellowes consegue demonstrar isto com primor, ao criar personagens (entre eles, Mr. Carson e Violet Crawley) que ainda traduzem o espírito de respeito e bons costumes que vigoravam antes das batalhas da Segunda Guerra Mundial. Uma das últimas cenas exibidas demonstra isso, ao passo que a mãe de Cora diz à matriarca da família Crawley que o seu mundo está rapidamente desmoronando.
Saiba curiosidades dos bastidores do seriado
O principal trunfo da temporada esteve em um constante sentimento de esperança e prosperidade. O primeiro personagem negro esteve no palácio, enquanto a cantora Liza Minnelli marcou a nova geração de artistas que nascia no novo continente. Ainda de luto, Mary conseguiu ganhar dois pretendentes. Tom está cada vez mais aceitando o seu papel dentro da família Crawley. A única personagem que parece se afundar é um destino trágico é Lady Edith. Para ela, a felicidade ainda está muito longe de acontecer.
• Por Julia Benvenuto