História é protagonizada por Jackie Chan e Chris Tucker
Envolvendo muita ação, comédia e o bom e velho drama policial, o primeiro filme da franquia A Hora do Rush chegou ao público em 1998, trazendo uma dupla de atores cuja dinâmica e química natural imediatamente se destacou nas bilheterias.
Repleto de artes marciais e de muitas aventuras, o longa rapidamente caiu na graça popular acompanhando dois policiais internacionais muito diferentes entre si que acabaram colidindo e trabalhando juntos em investigações criminais.
Nos anos que seguiram o sucesso da trama, outros dois filmes estrelados pelos lendários Jackie Chan e Chris Tucker foram lançados: A Hora do Rush 2 e a A Hora do Rush 3.
Um dos fatos mais marcantes aconteceu quando o FBI paralisou as gravações do filme após algumas notas de dinheiro terem saído do set e parado em cassinos. Embora o dinheiro fosse totalmente falso e cinematográfico, a investigação precisou ocorrer após a filmagem da cena na qual uma explosão fez 1 bilhão de dólares falsos voarem pelos ares.
Outro acontecimento inusitado e curioso se deu a partir da cena em que os atores principais precisaram gravar um take correndo nus. Carter e Lee chegaram a ser perseguidos por turistas que no fim até invadiram o set do filme e acabaram sendo detidos pela polícia.
Nos últimos anos, rumores acerca de uma possível continuação começaram a correr por Hollywood e foram intensificadas pelos próprios atores.
Enquanto se prepara para o lançamento de um provável quarto longa, relembre nessa matéria cada uma das partes da franquia A Hora do Rush.
A Hora do Rush (1998)
Se você tinha o costume de frequentar as famosas locadoras nos anos 1990 e começo dos anos 2000, provavelmente se deparou diversas vezes com pôsteres anunciando o VHS do filme.
Extremamente bem-recebido pelo público desde seu lançamento, o longa inicialmente apresenta um acontecimento em Hong Kong, quando o inspetor Lee (Jackie Chan), que é um grande amigo do cônsul Han (Tzi Ma), consegue impedir que peças preciosas da história e do legado chinês sejam contrabandeadas para fora do país.
A trama pula para dois anos depois, quando o chefe do crime Juntao (Tom Wilkinson) decide se vingar, sequestrando a filha de Han, uma diplomata que está vivendo em Los Angeles.
Partindo da falta de confiança que tem em relação ao FBI, Han decide chamar Lee para ajudar no resgate de sua filha. Entre percalços, desencontros e armações, a história se desenrola com muita adrenalina.
Sucesso de bilheteria e de crítica, A Hora do Rush foi elogiado em muitos aspectos, incluindo pela química natural entre os atores principais.
A Hora do Rush 2 (2001)
O bom rendimento foi fundamental para que três anos depois a sequência A Hora do Rush 2 chegasse às telonas. Dirigido por Brett Ratner, a trama começa com as mais que merecidas férias do inspetor Lee e do detetive James Carter após terminarem a missão que haviam previamente recebido.
Como nenhuma tranquilidade dura muito em filmes de ação, assim que os protagonistas chegam na cidade, eles se deparam com uma bomba explodindo na embaixada americana. A explosão acaba matando dois agentes que estavam disfarçados trabalhando na investigação de um valioso anel que foi falsificado.
O líder da Tríade Ricky Tan (John Lone) é apontado como o principal suspeito pela explosão. No passado, Ricky havia sido parceiro do pai de Lee, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Lee toma a missão como algo pessoal como vingança de seu pai que foi morto pelo criminoso.
A sequência foi igualmente bem-sucedida, arrecadando ainda mais nas bilheterias que o primeiro filme. Com uma base de fãs fiéis, a franquia ganhou uma terceira parte.
A Hora do Rush 3 (2007)
Seis anos após o sucesso do segundo longa, o terceiro projeto chegou ao público trazendo Jackie Chan, Chris Tucker, Hiroyuki Sanada e Max von Sydow no elenco principal.
Nessa terceira parte, Lee e Carter vão para Paris para investigar uma tentativa de assassinato contra um embaixador chinês. Lá, eles descobrem uma rede de conspirações envolvendo gangues chinesas e europeias e se deparam com uma missão eletrizante.
A trama se complica com a introdução de Kenji (Hiroyuki Sanada), um antigo amigo de Lee que agora se tornou um criminoso. A trama está repleta de ação, em uma série de cenas de perseguição e lutas emocionantes, mas sempre mantendo o tom de comédia dos filmes anteriores.
Embora ainda tenha sido um sucesso de bilheteria, A Hora do Rush 3 acabou dividindo opiniões e recebeu críticas mistas. Alguns críticos apontaram que a fórmula estava começando a se desgastar, mas a química entre Chan e Tucker, assim como nos filmes anteriores, continuou sendo elogiada, bem como as cenas de ação.
A Hora do Rush 4
Embora muitos anos já tenham se passado desde que a última parte da franquia foi lançada, os rumores sobre a possível continuação continuam intensos.
Em novembro de 2023, ao participar de um podcast, o ator Chris Tucker revelou seu desejo de dar continuidade à história de seu lendário personagem. Mesmo estando com a agenda cheia de produções, o astro disse que definitivamente incluiria a trama entre seus trabalhos pois sempre amou atuar na franquia.
Anteriormente ao comentário de Tucker, Jackie Chan havia confirmado o desenvolvimento do filme e até mesmo comentado que o roteiro estava começando a ganhar forma.
Os rumores, que começaram há mais de seis anos, foram se intensificando com os comentários dos protagonistas, que se mostraram totalmente dispostos a embarcar em mais uma sequência.