Há uma verdade única que parece prevalecer em qualquer temporada de Once Upon a Time: neste conto de fadas, não existem vilões. E, sim, personagens complexos e confusos.
Esta foi – e seguirá sendo – a premissa do seriado. A tática funciona, mas neste ano a escolha por abordar o drama familiar que envolve as irmãs Anna e Elza, de Frozen, deixou o arco narrativo mais frio e apático do que Arandelle sob uma tempestade de gelo.
Confira notícias e spoilers de Once Upon a Time
A tentativa da ABC de explorar o sucesso mundial da Disney, que detêm os direitos do canal, não funcionou. O fracasso ocorreu, em parte, por conta da inserção de um novo personagem a Storybrooke, a tia das meninas, que também mantinha um passado com Emma.
Como todo o conflito no seriado, a procura implacável pela Rainha da Neve (Elizabeth Mitchell) por novas irmãs acabou em redenção. A vilã se sacrificou pelo bem-estar dos habitantes. A partir daí os produtores decidiram introduzir uma nova ameaça na segunda leva dos episódios da quarta temporada, personificada por Malévola, Ursula e Cruella.
Once Upon a Time explora temática dos Cavaleiros da Távola Redonda
A busca por vingança de Malévola (Kristin Bauer van Straten), que culpava Encantado e Branca pelo desaparecimento da filha, deu ao enredo um rumo mais interessante – além de trazer Gold/Rumple de volta à cidade encantada.
Por fim, como todo vilão apresentado no programa, a personagem conseguiu se reunir com a primogênita, Lily, que também compartilha dos poderes da mãe, e descobriu mais sobre a sua história. Regina manteve o seu romance proibido com Robin Hood, até descobrir que a irmã Zelena aplicava um golpe no amado. E Emma (Jennifer Morrison) teve a sua felicidade comprometida mais uma vez para salvar os seus entes queridos.
Se a protagonista havia encontrado o amor ao lado de Gancho, isso foi rapidamente lhe tirado. Após as ações do escritor do livro, que aprisionou os cidadãos locais em um mundo paralelo, a “salvadora” absorveu toda a magia negra do Senhor das Trevas.
E, como apresentado no vídeo dos novos episódios na Comic-Con 2015, parece que Once Upon a Time terá finalmente uma vilã digna dos contos de fada. Afinal, Regina não exerce o papel de Rainha Má por muito tempo, infelizmente.