Bruxas: elas estão à solta na televisão americana
American Horror StoryEspeciais

Bruxas, elas estão à solta na televisão americana

Por 6 de janeiro de 2014 maio 2nd, 2016 Sem Comentários

 

Atualmente, quem são as protagonistas mais poderosas, assertivas e irônicas da televisão americana? A única resposta certa seria: as bruxas. E não estamos falando de senhoras sábias, com verrugas no rosto, que voam em vassouras. Elas agora são mulheres extremamente excêntricas e glamorosas, que circulam com vestidos de alta-costura.

Dez spoilers do final de American Horror Story: Coven

Em 2013, a bruxaria tornou-se a verdadeira entidade sobrenatural das séries de televisão. Os vampiros tiveram o seu auge a partir de 2008, com True Blood e The Vampire Diaries, enquanto os lobisomens conquistaram o público adolescente. Os zumbis ainda continuam provendo matanças e mantendo os índices de audiência, mas a falta de uma trama consistente transformou os personagens em seres ainda mais confusos e mais limitados. Diante desse cenário, as bruxas praticamente varreram a concorrência e mostraram como grandes ícones da cultura pop podem ganhar grandes reinvenções.

Elenco comenta sucesso de American Horror Story: Coven

Ryan Murphy conseguiu mais um grande trunfo em sua carreira. Claro que a saga American Horror Story já era um sucesso aclamado antes de Coven. A terceira temporada elevou o seriado a um patamar superior na história da TV. Fiona Goode (Jessica Lange) é uma protagonista que mostra todo o poder da mulher da segura, irônica e independente da atualidade. Além disso, o seriado possibilita que jovens atrizes, como Taissa Farmiga e Emma Roberts, e consagradas como Sarah Paulson e Lily Rabe, mostrem todos os superpoderes de suas atuações. Com uma história ainda horripilante, mas com toques juvenis, Coven logo se transformou em uma atração inebriante e bem-humorada, em que os telespectadores adoram se transportar para a trama.

The Witches of East End: Fox exibe drama com feiticeiras imortais

The Witches of East End: Fox exibe drama com feiticeiras imortais

Com uma vertente mais leve e mais dramática, o canal Lifetime apostou em Witches of East End. Inspirado no livro de Melissa De La Cruz, a atração mostra a vida de feiticeiras imortais que são proibidas de usar magia por conta dos julgamentos de Salem. No início da série, Ingrid (Rachel Boston) e Freya (Jenna Dewan-Tatum), desconhecem o fato de pertencerem a uma geração de bruxas, mas acontecimentos misteriosos as ajudam a descobrir suas verdadeiras raízes. O seriado conquistou bons índices de audiência – com 1.7 milhão de telespectadores – e foi renovado para a segunda temporada. Outras séries de sucesso da fall season 2013 também são compostas por bruxas em seu elenco principal. É o caso de The Originals, com Davina (Danielle Campbell), e Sleepy Hollow, com Katrina Crane (Katia Winter).

 

Salem: conheça nova série sobre bruxaria

Em 2014, o canal WGN planeja exibir sua primeira ficção e apostou no tema da bruxaria para consolidar seu primeiro sucesso. Salem, ainda sem data de estreia definida, mostrará a caça às bruxas no século 17. Além disso, a emissora CBS planeja produzir um remake de Charmed, série de sucesso na década de 1990, que acompanha o cotidiano de três irmãs bruxas que lidavam com grandes forças do mal.

Saiba por onde anda o elenco de Charmed

Pelo que parece, a moda da bruxaria continuará nos próximos anos. Afinal de contas, comandar destinos ou ser responsável por uma boa vingança são situações que mexem com o imaginário do público. Quem não gostaria de mover objetos com a mente, ou jogar alguns feitiços em pessoas indesejadas? No fundo, não é uma má ideia possuir poderes como os de Fiona Goode, ou ser reconhecida como uma verdadeira e gloriosa Supreme.

*Por Amanda Negrini

Amanda Negrini

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.