Skip to main content

Conhecida como Investigação Criminal no Brasil, a produção é uma das mais populares da TV

No ar há excepcionais 23 anos, CSI: Investigação Criminal se tornou uma das franquias de maior longevidade e conquistou um imenso e fiel público através dos anos.

Criada por Anthony E. Zuiker, a primeira produção chegou ao público pautando as investigações de um grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, em Nevada.

Quebrando alguns recordes, CSI foi a primeira colocada no ranking que listava os programas mais assistidos na televisão norte-americana, em 2005.

Confira, a seguir, as produções que existem da franquia:

CSI: Investigação Criminal

 

Lançada em 2000, a trama original foi chamada de CSI: Investigação Criminal e conseguiu se manter no ar por 15 anos, finalizando a sua trajetória em 2015.

Instigante, a fórmula dos episódios prende o telespectador em histórias que imploram para serem solucionadas. Com o trabalho de desvendar casos criminais utilizando técnicas avançadas de análise forense, a equipe de cientistas e investigadores de cena de crime (chamados de CSIs) está sempre coletando e examinando evidências físicas para resolver crimes como assassinatos, sequestros, e outros delitos graves.

Os personagens principais da trama são Gil Grissom (William Petersen), um entomologista e supervisor da equipe, que é conhecido por seu profundo conhecimento de ciência forense; Catherine Willows (Marg Helgenberger), que a princípio era uma investigadora experiente, mas depois foi promovida a supervisora; Nick Stokes (George Eads), que é um CSI extremamente dedicado mas que tem a tendência de se envolver emocionalmente com os casos; e Sara Sidle (Jorja Fox), uma investigadora apaixonada pelo seu trabalho e nutre um interesse particular em conseguir justiça para as vítimas.

  Bridgerton: os romances que inspiraram a série

A turma conta ainda com Warrick Brown (Gary Dourdan), um especialista em audiovisual e em análise de vídeos que trava muitas batalhas pessoais ao longo da série, e Jim Brass (Paul Guilfoyle), um capitão da polícia que trabalha em estreita colaboração com a equipe de CSI, oferecendo suporte policial e investigativo sempre que preciso.

CSI: Miami

CSI Miami

O primeiro spin-off foi lançado em 2002 com o título CSI: Miami. Embora tenha estreado dois após o início da série original, a trama derivada chegou ao fim três anos antes da sua antecessora, em 2012.

Com uma abordagem parecida com a que já era conhecida pelo público, CSI: Miami chegou para mostrar o trabalho de investigação criminal de uma equipe em Miami.

A equipe é liderada pelo carismático e enigmático Horatio Caine, interpretado por David Caruso. O ex-detetive de homicídios se tornou o chefe da equipe de CSI e ficou marcado por seu comportamento calmo e brando.

Seus colegas de trabalho são Calleigh Duquesne (Emily Procter), uma especialista em balística que tem muita precisão e é extremamente atenta aos detalhes; Eric Delko (Adam Rodriguez), mergulhador e especialista em recuperação de evidências subaquáticas e que frequentemente auxilia em casos que envolvem corpos de água; e Tim Speedle (Rory Cochrane), um investigador talentoso, mas um tanto impulsivo e marcado por ter uma abordagem prática na resolução dos casos.

O time conta também com Ryan Wolfe (Jonathan Togo), ex-policial de patrulha que se junta à equipe como um CSI meticuloso, substituindo Speedle após sua morte; Alexx Woods (Khandi Alexander), médica legista do grupo, conhecida por seu cuidado e empatia para com as vítimas; e Natalia Boa Vista (Eva LaRue), uma investigadora que se junta à equipe na quarta temporada. Ela tem um passado marcado por violência doméstica e um forte desejo por justiça.

  Melhores streamings de animes disponíveis no Brasil

CSI: NY

CSI NY

Segundo spin-off de CSI: Investigação Criminal e terceira série da franquia, CSI: NY foi lançada em 2004 e trouxe uma nova perspectiva e abordagem.

Com um tom mais sombrio e mais violento que as suas antecessoras, a trama ficou marcada por ter um teor mais dramático que as demais e se manteve no ar durante nove temporadas.

Em CSI: NY, o supervisor da equipe é Mac Taylor (Gary Sinise), ex-fuzileiro naval que tem muita ética em seu trabalho e possui uma dedicação extrema pelo que faz. Ele perdeu sua esposa nos ataques de 11 de setembro, o que o motiva ainda mais a buscar justiça.

O time é composto também por Stella Bonasera (Melina Kanakaredes), a investigadora grega-americana e co-líder da equipe; Danny Messer (Carmine Giovinazzo), marcado por seu passado em gangues de Nova York e que traz uma perspectiva mais próxima às ruas; Lindsay Monroe (Anna Belknap), conhecida por sua determinação e habilidades investigativas; Don Flack (Eddie Cahill), um detetive de homicídios que trabalha em estreita colaboração com a equipe de CSI; Sheldon Hawkes (Hill Harper), o médico legista; e Aiden Burn (Vanessa Ferlito), CSI que deixa a série após a segunda temporada.

CSI: Cyber

CSI Cyber

Com uma pegada totalmente diferente, CSI: Cyber foi lançada em 2015 com foco em crimes cibernéticos.

A série, que se passava em Washington DC, ficou no ar por apenas uma temporada e serviu como uma continuação direta de CSI: Investigação Criminal, que naquele período já estava chegando ao fim.

  O Casal Perfeito: Nicole Kidman é suspeita de assassinato em série

Responsável por investigar crimes que começam no mundo virtual e se estendem ao mundo real, a equipe é liderada por Avery Ryan (Patricia Arquette), uma psicóloga comportamental que se especializou em perfis cibernéticos após sua própria clínica ter sido hackeada, o que resultou no roubo de dados confidenciais de seus pacientes.

Com 31 episódios lançados, CSI: Cyber foi a produção mais curta da franquia.

CSI: Vegas

CSI vegas

Cinco anos após o fim de CSI: Investigação Criminal, a quinta série da franquia foi lançada. Como uma espécie de revival, CSI: Vegas optou por trazer de volta às telinhas alguns dos personagens mais icônicos da trama original.

Dentre outros nomes, William Petersen e Jorja Fox reprisaram seus papéis como Gil Grissom e Sara Sidle, personagens extremamente queridos pelo público.

O programa foi cancelado após três temporadas e se manteve no ar até maio de 2024. Ele serviu para impulsionar a audiência após o fracasso de CSI: Cyber.

Qual a melhor ordem para assistir a CSI?

Embora a franquia seja composta por cinco séries e cada uma delas seja ambientada em uma cidade diferente, com casos diferentes, todas elas têm a mesma proposta: investigar crimes que não são correlatos.

Com isso, não existe uma ordem cronológica e certa para assistir aos programas, deixando o telespectador livre para consumir cada uma delas de acordo com sua preferência.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários