Imagine a seguinte situação: um brilhante pianista negro decide fazer uma turnê pelo Sul dos EUA na década de 1960. Para auxilia-lo, ele contrata um motorista branco, imigrante italiano, para ser seu motorista e eventual segurança. No auge da luta pela igualdade de direitos, os dois desenvolvem uma genuína amizade e lidam com as diferenças e seus preconceitos.
Confira os indicados ao Oscar 2019
O filme ‘Green Book: o Guia’ estreia nesta quinta-feira (24) em circuito nacional. Protagonizado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali, a produção recebeu críticas excelentes e foi indicado em diversas categorias ao Oscar 2019, incluindo melhor filme.
O longa-metragem é baseado em uma história real e apresenta uma importante reflexão sobre a diversidade. Tony é um homem sabichão que trabalha em clubes de Nova York, sendo conhecido por resolver situações polêmicas com sua boa lábia ou seus poderosos socos. Por outro lado, Dr. Don Shirley é refinado – cheio de manias e excentricidades – e vive uma realidade muito diferente dos negros americanos da época.
Com diálogos brilhantes, o filme mostra a construção de uma amizade genuína, em que os personagens passam por uma auto transformação. É interessante observar como Tony é capaz de pronunciar falas racistas sem nenhum tipo de filtro, mas ao mesmo tempo desenvolve uma lealdade e respeito pelo patrão. Comportamento este, que não é o mesmo de nenhum outro personagem branco que acompanha Don Shirley em sua viagem.
Ao mesmo tempo, torna-se necessário observar a persistência de um músico que é ovacionado no Norte do país e no exterior, mas insiste em tocar para pessoas que não o vê como igual. Green Book: o Guia torna-se necessário por mostrar como o preconceito, tão latente no nosso cotidiano, pode ser solucionado com conhecimento mútuo e empatia humana.
Assista ao trailer abaixo: