David Weil, criador da série Hunters, da Amazon Prime, respondeu a uma crítica recente do Memorial e Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau, que discordou de uma cena do programa que mostrava um tabuleiro de xadrez humano povoado por judeus.
A cena em questão, do primeiro episódio da série recém-lançada, envolve prisioneiros em Auschwitz que são forçados a se matar durante um jogo de xadrez humano, conforme ordenado por oficiais nazistas.
“Auschwitz estava cheio de dores e sofrimentos horríveis documentados nas contas dos sobreviventes”, twittou o museu no domingo. “Inventar um jogo falso de xadrez humano para @HuntersOnPrime não é apenas loucura e caricatura perigosas. Também acolhe futuros negadores. Honramos as vítimas preservando a precisão factual.”
Em uma declaração ao site TVLine, Weil afirma que, se Hunters é inspirado em fatos reais, não se trata de um documentário. E embora a cena do xadrez humano seja ficcionalizada, é uma representação verdadeira do sadismo e violência que os nazistas perpetraram durante a Segunda Guerra Mundial.