'Jurassic World: Domínio' captura nostalgia do primeiro filme da franquia » Pop Séries

Jeff Goldblum, Sam Neill e Laura Dern estão confirmados no elenco

 

Quando você assistiu à Jurassic Park pela primeira vez? Com certeza, o filme criado Steven Spielberg guarda uma memória nostálgica em grande parte do público.

Baseado no romance de mesmo nome, a história de dinossauros que ganham vida nos tempos modernos conquistou o mundo quando foi lançado pela primeira vez em 1993. Além dos efeitos especiais nunca antes vistos, a trama mostrou um mundo fantástico, onde os animais conseguiram escapar da extinção.

De lá para cá, a franquia ganhou mais cinco filmes, sendo Jurassic World: Domínio, que estreia em 2 de junho nos cinemas, o último lançamento.

Na história original, John Hammond criou um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA, extraído de um inseto preservado em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica. Depois que um operário é atacado por um velociraptor, os investidores exigem que especialistas inspecionem o local e verifiquem se ele tem a segurança necessária. O matemático Ian Malcolm, o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Sattler formam o time de especialistas. Mas uma falha de segurança causa a fuga dos animais e consequências terríveis.

A história tomou um novo curso em Jurassic World, de 2015, com o objetivo de modernizar a franquia dos dinossauros. Um novo parque construído no lugar original do primeiro, com a presença de um dinossauro geneticamente modificado chamado Indominus Rex, com habilidades nunca antes vistas. O novo filme traz Chris Pratt e Bryce Dallas Howard nos papéis principais de Owen e Claire.

Agora em Jurassic World: Domínio, temos a conclusão da saga dos protagonistas. Owen e Claire vivem reclusos com a companhia da Velociraptor Blue e Maisie, neta de Benjamin Lockwood, e primeiro clone humano da história. Os dinossauros vivem soltos em nosso mundo e a nós tivemos que nos adaptar a estes animais. A aventura tem início, no entanto, quando a cria de Blue e Maisie são sequestradas um grande conglomerado que pretende lucrar com os dinossauros.

Nas dependências do novo centro de de pesquisa, a trama reúne então o elenco dos novos filmes com Jeff Goldblum, Sam Neill e Laura Dern que revivem os seus papéis de Jurassic Park. Ellie desconfia que a empresa contratada pelo governo para estudar os dinossauros está criando animais híbridos, resistentes à pesticidas, com o objetivo de reduzir a oferta de alimento no mundo. Ela então recorre à ajuda do antigo amigo Alan Grant, que não vê há anos. Juntos, eles aceitam o convite de Ian Malcolm para conhecer o local.

O encontro é bem-vindo e traz a nostalgia do mundo criado por Spielberg de volta às telas. Também descobrimos o que aconteceu com os personagens ao longo dos anos nesta nova aventura que cativa a atenção do público, não somente por apresentar um grande espetáculo de efeitos visuais, mas também uma trama coesa e atraente como não se via desde do primeiro longa-metragem da franquia.

Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pop Séries. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pop Séries poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.