O super-heróis que deixaram saudades na TV
Parabólica

Os primeiros super-heróis da TV

Por 17 de junho de 2013 novembro 3rd, 2016 2 Comentários

 

As histórias em quadrinhos começaram a ser produzidas a partir da década de 1930, principalmente, nos EUA. Essas publicações típicas de entretenimento não foram bem aceitas pelas famílias tradicionais, que consideravam o seu teor subversivo. Foi só com o aparecimento dos super-heróis, encabeçados pela DC Comics e pela Marvel, com o apoio de Stan Lee, que o modelo passou a ganhar prestígio e também a conquistar o interesse das emissoras americanas por adaptações na televisão.

Garotas superpoderosas

Com o passar dos anos, os personagens heróicos adquiriram novos figurinos e aparatos tecnológicos para combater o crime, no entanto, sempre despertaram o sentimento patriótico de seus fãs – seja nas ruas barulhentas de Nova York ou de Gotham City. A fascinação pelos ídolos superpoderosos existe até hoje e este é o principal motivo para que seriados ligados ao tema obtenham índices satisfatórios de audiência. Smallville (2001-2011), por exemplo, ficou por onze temporadas no ar. Arrow (2013-), por sua vez, já garantiu uma sequência logo após a estreia dos primeiros episódios do piloto.

O Pop Séries! preparou uma seleção com cinco adaptações clássicas das histórias em quadrinhos que conquistaram gerações. Confira a seguir:

Arrow e o retorno dos super-heróis à TV

 

Batman & Robin 2Batman & Robin (1966-1968)

Após um período de queda nas vendas dos gibis, criados por Bob Kane e Willian Finger na década de 30, Batman & Robin voltaram a fazer sucesso quando foram transformados em série de TV. A ABC, em parceria com a 20th Century Fox, decidiu realizar a produção para competir com o programa Os Monstros. O canal apostou na empreitada depois que o executivo da emissora, Douglas Cramer, percebeu a empolgação do seu amigo e dono da Playboy, Hugh Heffner, e de suas coelhinhas com o episódio piloto. Em 1966,  a série foi estrelada por Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin). A atração, que teve fãs de todas as idades, contou com vilões mais famosos como: Coringa (Cesar Romero),  Pinguim (Burgess Meredith) e a Mulher-Gato (Julie Newmar e Eartha Kitt).

 

 Criador revela trama de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.

 

The Amazing Spider-ManThe Amazing Spider-Man (1977-1979)

Uma das primeiras versões do super-herói para a televisão foi uma grande decepção para os fãs do aracnídeo. Apesar do bom elenco escolhido pela CBS, o roteiro foi considerado fraco e os personagem mal adaptados. Além disso, a desaprovação do próprio criador do personagem, Stan Lee, dificultou o desempenho da série. Mesmo assim, The Amazing Spider-Man esteve entre as 19 séries mais vistas dos Estados Unidos entre 1977 a 1978. O editor do Clarim Diário, John Jonas Jameson, foi interpretado por David White (A Feiticeira) e Nicholas Hammond estrelou a atração como Peter Park. Já a maior parte dos outros personagens presentes nos quadrinhos foi reduzida a pequenas aparições.

 

 

O Incrível HulkO Incrível Hulk (1977-1982)

Adaptação do quadrinho homônimo, o programa narra as aventuras do Doutor David Banner depois de sua exposição a uma alta dose de raios gamas, que o levava a se transformar em um monstro quando ameaçado. Apesar de não ser muito fiel ao original, a série foi uma das adaptações mais bem sucedidas no formato. Na versão para TV, Hulk não era invulnerável a tiros e sempre esmagava os revólveres usados por seus inimigos. O Doutor Banner era interpretado por Bill Bixby e o “monstruoso” Hulk por Lou Ferrigno.

 

 

A Mulher MaravilhaA Mulher-Maravilha (1975-1979)

Também baseada em uma série em quadrinhos, A Mulher-Maravilha durou apenas três temporadas. A primeira exibida pela ABC e as seguintes pela CBS, que impediu que o seriado fosse cancelado logo após seu primeiro ano de exibição. A história, narrada no período da 2ª Guerra Mundial, começa quando um piloto ferido cai na ilha que abriga o reino das amazonas. Lá, ele revela as suas salvadoras que o mundo está em guerra. É a partir daí que Diana (Lynda Carter) vai para os EUA ajudar no combate das forças do mal. Em 2011, a NBC anunciou a produção de uma nova série – que a princípio não deu certo, mas hoje está em reavaliação. Com o nome Amazon, ela tem a estreia prevista para 2014.

 

 

Série sobre Mulher Maravilha tem estreia adiada

 

As Aventuras do Super HomemAs Aventuras do Super-Homem (1951-1953)

Patrocinada pela marca de cereais Kellogg’s, As Aventuras do Super-Homem teve as primeiras temporadas filmadas em preto e branco e um total de 104 episódios exibidos. Baseada nos quadrinhos do herói de 1938, a história se passava na cidade de Metrópolis e tinha como foco a luta do herói para combater o crime na cidade – mais especificamente gangsters, ladrões e alguns vilões dos gibis. O homem de aço foi interpretado por George Reeves e sua famosa namorada, Lois Lane, por Phyllis Coates (Noel Neil assumiu o papel na segunda). A série ainda contou com personagens famosos nos quadrinhos, como o amigo de Clark Kant, Jimmy Olsen (Jack Larson). Em 2001, o seriado Smallville contou a história da juventude do herói e teve sua última temporada exibida em outubro de 2011.

 

* Por Anna Yves

Pop Séries

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.

2 Comments

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.