Skip to main content

Saiba detalhes da trama e do cenário da 5ª temporada

Além de ter uma narrativa emocionante, Peaky Blinders é capaz de passar diversas mensagens aos seus fãs através dos cenários e símbolos. São detalhes, Easter Eggs e referências que podem dar pistas sobre a trama e a personalidade dos personagens. 

Quem morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILERS)

Ficou perdido no meio de tantas informações? Não se preocupe! Nós fizemos uma lista reveladora para você, especialmente sobre a quinta temporada. 

CUIDADO! ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS! 

Veja abaixo: 

Cavalos Brancos 

peaky blinders

O animal desempenha um papel importante na vida de Tommy Shelby (Cillian Murphy). Ele pode ser visto em diversos quadros em sua casa e em seus escritórios, além de estátuas em suas mesas de trabalho.

Uma das razões é o fato do cavalo se conectar com sua mãe, que lhe deu um pônei branco na infância. Além disso, parte de seus negócios está associado à corridas de cavalos e apostas, que responsável pela construção de seu império. E ainda tem mais: a faixada da destilaria de gim também é um cavalo branco!

Vitrais 

peaky blinders

O Garrison Tavern voltou a ser palco de importantes reuniões da família Shelby. O cenário foi reconstruído e os vitrais tem imagens de ursos por um importante motivo. Ele é o símbolo do regimento do Warwickshire Yeomanry, o qual Tommy, Arthur e John pertenciam na Primeira Guerra Mundial. 

  Peaky Blinders: filme é confirmado e já está em produção

“Queríamos que representasse algo próximo de Tommy. Sua presença também é um lembrete de que a guerra nunca o abandonou”, disse a produtora de design Nicole Northridge ao site Deen of Geek. 

Inferno 

peaky blinders

O fogo é um elemento recorrente em Peaky Blinders e há uma boa razão para isso. O criador da série, Steven Knight, afirma que é uma conexão entre a vida de Tommy como criminoso e com o fato de que ele irá para o inferno quando morrer. 

Cisnes

peaky blinders

O animal teve uma grande representatividade na quinta temporada da série, principalmente por representar Grace. O grande amor de Thomas fez diversas aparições em seus devaneios. Ele também está representado nas paredes do The Garrison Tavern e o balé apresentado na festa do protagonista é o O Lago dos Cisnes. 

Grace morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)

Poderoso Chefão  

O seriado possui diversas referências ao clássico O Poderoso Chefão (1972). De acordo com o produtor Grant Montgomery, o escritório de Tommy é uma referência ao de Don Corleone. Além disso, em diversas cenas há a presença de laranjas, fruta que remete ao longa-metragem.

Símbolos de Poder 

peaky blinders

Na mesa do escritório de sua casa, há itens  que representam a liderança de Tommy, como uma águia dourada e dois leões de ouro. Isso significa a imagem de poder que protagonista deseja passar por ser desafiado por sua família.

A luz baixa e sombria é uma referência ao filme Estrada para Perdição (2002). 

  Peaky Blinders: filme é confirmado e já está em produção

Lembrança da Guerra 

peaky blinders

Há um elemento visível na mesa de Tommy que revela um lado íntimo do personagem. É uma pequena lata dourada, que foi enviada como presente de Natal aos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Esta seria uma recordação que o personagem teria trazido da França. 

Segundo a produtora de cenários – Jonnie Mead – esse era um símbolo de bondade para as tropas. “Era algo que ele recebeu a quilômetros de distância de sua casa em um momento de sofrimento e o presente foi um ato de amor”. 

A caixinha pode ser vista no quinto episódio da quinta temporada.

Arthur Shelby morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)

Espelho 

peaky blinders

O objeto foi utilizado por dois motivos no quinto ano. O primeiro é para refletir o extremo narcisismo do facista Oswald Mosley. O segundo é relacionado a Tommy. Quando ele está no camarim do Bingley Hall seu corpo é refletido dos dois lados dando a impressão de infinito. “É para que ele não escape da própria mente. É a confusão e caos.[…] Ele finalmente conheceu o homem que não pode derrotar. Ele próprio!”, explica. Northridge. 

Pavão 

peaky blinders

Se o animal de Tommy é o cavalo, o pavão representa a família Shelby. As penas podem ser vistam na decoração da casa de Ada e no banquete da festa de Tommy. Além disso, eles estão presentes no camarim do Bingley Hall no season finale. 

  Peaky Blinders: filme é confirmado e já está em produção

“Ao mesmo tempo em que os pavões são bonitos, eles passam uma sensação de imprevisibilidade e perigo”, conta Mead. 

Os Livros de Thomas Shelby

peaky blinders

É muito comum ver a mesa de Tommy lotada de papéis e livros e isto é algo intencional criado por Steven Knight e pelo protagonista. “Ele está sempre fumando, mas Cilliam gosta de uma mesa movimentada, gosta de mexer em objetos e guardar coisas nas gavetas. E também há livros”, disse Mead.

Na quinta temporada, podemos ver que Thomas está lendo A Interpretação dos Sonhos, de Freud, e Ricardo II, de Shakespeare. O primeiro livro é por razões óbvias e o segundo trata-se de uma peça em que um rei é usurpado, o que reflete os seus próprios medos. Quem irá roubar a sua coroa? 

Peaky Blinders: curiosidades que você talvez não saiba sobre a série

Lethe 

peaky blinders

Há um detalhe interessante na casa de Alfie Solomons (Tom Hardy): um mosaico com a palavra Lethe. Em entrevista ao site Deen of Geek, a designer de produção, Nicole Northridge, contou que esta é uma referência ao purgatório. 

Na mitologia grega, Lete era um rio capaz de ajudar as pessoas esqueceram o seu passado. Para ela, esse era um sinal de que o personagem sentia-se aprisionado. “É como se Alfie estivesse numa sala devastada e esquecido pelo tempo”. 

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários