Segunda Chamada: Globo estreia série sobre ensino para adultos nesta terça-feira » Pop Séries
NotíciasProgramaçãoSéries Brasileiras

Segunda Chamada: Globo estreia série sobre ensino para adultos nesta terça-feira

Por 7 de outubro de 2019 Sem Comentários
segunda chamada serie globo

A Rede Globo marcou para esta terça-feira (08) a estreia da primeira temporada de Segunda Chamada. A nova série do canal mostra a luta de adultos que decidem voltar a estudar na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

O seriado é fruto de uma pesquisa de dois anos realizada pelas roteiristas Carlo Faour e Julia Spadaccini. Além disso, conta com a direção artística de Joana Jabacce, que assinou projetos como minissérie Assédio (2018).

Série ‘Segunda Chamada’, da Globo, mostra luta de adultos que decidem voltar a estudar

Faour contou durante a coletiva de imprensa de lançamento que Segunda Chamada tem como objetivo ser um programa de entretimento, mas com uma relevância social. “A gente pensou em um recorte sobre educação muito esquecido e pouco explorado dentro da ficção”, contou. “Muitas pessoas ainda não sabem que existem escolas voltadas para os adultos. São pessoas que fazem dupla jornada, que vão para a escola com fome e com sono. Porém, que estão ali porque querem!”.

A protagonista da série Débora Bloch, que vive uma professora de português, aproveitou para ressaltar que o programa é um recorte da falta de valorização do professor e do ensino. “A série até independe do momento que a gente está vivendo. Ele é relevante de qualquer maneira”, afirmou a atriz”. “A EJA [Educação de Jovens e Adultos] é um reflexo da lacuna do nosso sistema de educação. Brasil é um país que tem tantas crianças estão foram da escola. É uma questão que nos acompanha há muitos anos. É a precariedade da politicas públicas para educação”.

O seriado, que tem uma proposta muito parecida com outras atrações do canal como Carcereiros e Sob Pressão, possui muitas similaridades com a vida pessoal do elenco. Paulo Gorgulho – que volta à casa após 18 anos – contou que está envolvido com o sistema de educação pública há mais de 40 anos. Sua esposa trabalha em um instituto de ensino dentro de uma comunidade de risco em São Paulo. “Conversei muito com a Julia e a Carla e contei vários casos escabrosos. Nenhum episódio que esta série mostra é absurdo ou inverossímil. Minha mulher viveu quase todos os eventos. Ela é focada na realidade e na fragilidade que a gente vive”.

segunda chamada serie

Elenco de Segunda Chamada. Série tem uma proposta muito parecida com Carcereiros e Sob Pressão

Segunda Chamada mostrará temas relevantes do cotidiano como homofobia e a desigualdade social. A atriz Hermila Guedes compartilhou durante a entrevista que assim como sua personagem, sua mãe sofreu de violência doméstica. Muito emocionada, ela acredita que a atração poderá encorajar outras mulheres a denunciar qualquer tipo de agressão. “Por muitas vezes foi difícil. Eu não queria reviver o que presenciei na infância. Ao mesmo tempo, foi muito legal porque a arte às vezes cura, ela fortaleze”.

Carol Duarte também vive uma personagem muito presente na sociedade: as mães jovens e solteiras que precisam fazer o impossível para criar seus filhos “Essas mulheres são muitas vezes são invisíveis, as vendem bala com uma criança no colo”, contou “A gente se acostumou a não olhar. É a questão da sobrevivência, de resistência. A tentativa de levar o rosto para respirar é por meio da educação. Eu acho lindo que a série falar sobre isso”.

Selton Mello diz que Morena Bacarin o ajudou a se tornar protagonista de ‘Sessão de Terapia’

O programa também busca retratar a vida social da periferia paulistana e alguns personagens são preponderantes para expor esta realidade. É o caso de Elite, vivida por Thalita Carauta. “Ela entende o cotidiano dos alunos porque ela veio daquele lugar, ela foi aluna daquela escola. Por isso, consegue ter leveza diante das adversidades”, disse a atriz.

Confira abaixo um vídeo exclusivo em que Thalita apresenta Eliete:

Segunda Chamada 1ª Temporada

Pop Séries

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.