Zooey Deschanel, um estrela em ascensão
Especiais

Zooey Deschanel, uma estrela em ascensão

Por 14 de maio de 2013 maio 3rd, 2016 Sem Comentários

 

 

Os olhos claros, o corte de cabelo meigo e o guarda-roupa divertido denunciam a personalidade excêntrica e extrovertida de Zooey Deschanel, 33. Filha de astros do showbiz, Mary Jo Deschanel e Caleb Deschanel, a atriz espelhou-se no talento dos pais e da irmã – Emily Deschanel, a protagonista da série de Bones – para construir a sua própria carreira.

Em 1999, conseguiu o primeiro papel no longa Dr. Mumford: Inocência ou Culpa?, o que a fez abandonar o estudos na Northwestern University, em Illinois, e retornar para Califórnia. A confirmação de que o seu talento era realmente atuar veio, no entanto, no ano seguinte, com a participação no filme biográfico de Cameron Crowe Quase Famosos, ao lado de Kate Hudson.

New Girl: final terá o casamento de (spoiler!)

A partir daí vários convites surgiram na vida da atriz. De Sim Senhor (2008) a  (500) Dias com Ela (2009), Zooey provou que consegue, com sutileza, migrar entre gêneros, o que também pode ser um desafio. “No início da minha carreira as pessoas me reconheciam de projeto a projeto. Eu era um camaleão, segundo eles. As pessoas têm memória curta, elas querem esquecer você. Mas você não pode deixar isso te abalar”, disse à revista In Style.

Zooey ao lado da irmã Emily, em participação especial na série Bones

Zooey ao lado da irmã Emily, em participação especial na série Bones

A vontade de experimentar coisas novas levou a atriz a se aventurar em diferentes projetos, além de suas mais de 20 participações em longa metragens. Em parceria com o cantor M. Ward, gravou o álbum She & Him (que atualmente está em seu terceiro volume) e protagonizou, em 2005, o musical da Disney Once Upon a Mattress. Outro investimento foi o site Hellogiggles, um espaço virtual dedicados às mulheres em que a fofoca é sempre permitida.

New Girl e Homeland: autoras talentosas e personagens premiadas

Mas o papel que deu à Zooey o título de estrela e de uma it girl (em inglês, garota que dita tendências) foi o de Jess na comédia de Liz Meriwether, New Girl. A criadora descreve a personalidade da parceira de trabalho como “adorável, esperta e acima de qualquer m–“. No show aclamado pela crítica americana, a atriz tem outro papel nos bastidores, o de criar o estilo de sua personagem, muito parecido com seu próprio. Toda a inspiração foi  resgatada da adolescência de Zooey, que fazia as suas compras em brechós. “Eu não tinha muito dinheiro, então eu comprava coisas por US$ 2, US$ 3, e fazia o meu look o melhor que conseguia”, explica.

A obsessão dos fãs em “rastrear” o seu estilo ainda incomoda a estrela, que prefere evitar a palavra marca. O seu maior desejo é que o público inspire-se em no figurino e crie o seu senso de moda e não, simplesmente, o copie. A originalidade de Zooey manifesta-se, inclusive, na escolha de esmaltes – um hobby que a ajudou a parar com o hábito de roer as unhas.

New Girl: morte familiar, aparições de ex-namorados e mais!

Se a personalidade da atriz está na lista dos motivos que New Girl é a nova queridinha dos espectadores americanos, a relação com os colegas de elenco é outro elemento que levou a série ao sucesso. Assim como Zooey, Max Greenfield recebeu indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro pela sua atuação como Schmidt. Jake Johnson, que interpreta o par romântico de Jess na comédia, resume o espírito da atriz: “Acho que ela não liga para o fato de ter criado a sua marca. Mas não diga a ela que falei marca, porque ela vai ficar brava”.

 

Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.