Um cometa, um carrinho de brinquedo, um tabuleiro de xadrez, um cubo de Rubik, um console PlayStation 5. Todos esses objetos díspares têm mais em comum do que a capacidade de entreter. Você não joga para aprender, jamais, você joga para se divertir, sempre, com certeza.
O jogo faz parte da configuração das pessoas. É um mecanismo natural. Os bebês logo começam a imaginar, a encontrar algo interessante nos objetos e no ambiente e a se divertir com isso. As crianças imaginam mundos e situações que parecem divertidas, emocionantes, engraçadas e interessantes. Mas os jogos oferecem mais do que parecem. Assim como o filhote de leão que brinca na caça e assim se prepara para a verdadeira caçada, o ser humano, ao brincar, interage com o ambiente e/ou com outras crianças e adultos, e isso fomenta experiências de conhecimento do próprio corpo, do mundo e dos outros.
As brincadeiras motoras dos mais pequenos dão lugar àquelas em que a invenção se torna a ferramenta mais adequada para a diversão. Depois vêm os jogos com regras, nos quais é preciso esperar a sua vez e seguir as orientações.
O desenvolvimento mental é favorecido. E isso acontece porque ao iniciar e desenvolver um jogo, buscando relaxamento e diversão, investe-se energia e desenvolvem-se aspectos que acabam sendo básicos para a vida: a resolução de conflitos, a correção após erros, a busca engenhosa de estratégias, entre outros. E tudo isso se soma ao principal, que é a alegria e a paz que o evento recreativo produz.
Ele traz um grupo muito grande de vantagens
Levando essas coisas em conta, e sendo o ano de 2023, para o brasileiro é tão benéfico brincar de pipa quanto de PS5. Se usado com moderação e responsabilidade, um bom videojogo traz consigo um conjunto muito grande de vantagens para jogadores casuais e mais apaixonados.
A primeira coisa é o entretenimento, que não deve deixar de ser mencionado, mesmo que pareça algo tácito. Então, o desenvolvimento cognitivo é favorecido pela necessidade constante de montar estratégias, resolver quebra-cabeças e enigmas, entre outras dificuldades.
Concentração, memória, criatividade e gestão eficiente do tempo fazem parte do arsenal que o jogador necessita, e que por isso são enriquecidos pela prática recorrente. Os jogos online, muito na moda hoje, contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, perseverança e competição saudável.
Se usados com equilíbrio adequado, os videogames, assim como os jogos normais, tornam-se instrumentos de progresso, aprendizagem e cuidado. Mas quanto custa um PS5 no nosso país?
Certamente, o valor do PS5, como o de qualquer console, é superior ao de um cubo de Rubik, mas a quantidade de opções de diversão que ele oferece é diretamente proporcional ao custo do investimento: imagens em alta resolução, uma experiência profunda e imersiva, alto-falantes e fones de ouvido instalados, tecnologia tátil e muito mais.
Enquanto você arrecada dinheiro para comprá-lo, sempre haverá um jogo tradicional à mão. O importante é continuar brincando… e aprendendo.