Skip to main content

Série teve sete temporadas na TV mexicana

Sucesso com as crianças da década de 1990, Chaves e Chapolin foram duas das séries de maior sucesso da TV mexicana.

Chaves estreou em 1971 e acompanhava um menino pobre que passa sua infância em uma pequena vila ao lado de seus amigos, Chiquinha e Kiko. O garoto arteiro criava muitas confusões no local, principalmente para os adultos: Seu Madruga, Seu Barriga, Professor Girafales, Dona Florinda e a Bruxa do 71.

A série teve oito temporadas e foi exibida até 1980.  Mas você sabia que o famoso programa infantil ganhou versão em desenho animado?

A animação contou com a produção do filho de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, e estreou em outubro de 2006 na TV. Ao todo, a série contou com sete temporadas, que foram exibidas entre 2006 e 2014.

O que aconteceu com Chiquinha no desenho do Chaves?

Mas a ausência de um personagem principal casou muita decepção entre os fãs. María Antonieta de las Nieves, atriz que interpretou Chiquinha na versão original, envolveu-se em uma disputa judicial com a família Bolanõs após registrar a Chiquinha em seu nome, fazendo com que o criador da série perdesse os direitos autorais da personagem.

A confusão acabou com a exclusão da filha de Seu Madruga do show. Outra diferença entre o desenho e o programa são as aventuras de Chaves e sua turma. Aqui o personagem sai de sua vila e até explora outros planetas do Sistema Solar.

No Brasil, a animação está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

Curiosidades da Turma do Chaves

– O sucesso da animação foi tão grande que ela foi exibida em toda a América Latina e em alguns países da Europa.

– Além de acompanhar as aventuras na TV, você pode participar interagir com os personagens através dos jogos para o Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii.

– Especialistas não reagiram muito bem ao enredo fantasioso da série de animação, com idas ao espaço, por exemplo. Eles alegam uma descaracterização da ideia original, que priorizava mostrar as dificuldades dos pobres latinos de uma forma leve e muito inteligente.

Leia mais:   Qual era a trama de 'Tin Man: A Nova Geração de OZ'?

– A primeira emissora brasileira a transmitir a animação foi o SBT, que tem uma longa história com a vila e seus moradores. Em seguida, o Cartoon Network e o Boomerang também exibiram o seriado.

– Mesmo com algumas polêmicas, a produção conseguiu alcançar um sucesso inesperado, chegando a fechar parceria com a rede de fast food McDonald’s em 2010.

– A rede de televisão mexicana Televisa, fez um musical intitulado O Show do Chaves Animado, que foi transmitido em 2011.

Chaves: o grande clássico

É impossível falar da animação e não sentir saudade do seriado clássico, que marcou uma geração. Chaves, com toda a turma da vila, encantaram e emocionaram toda a América Latina, que se viu representada com leveza e inteligência.

Para matar toda essa saudade, o PopSéries! faz agora uma homenagem a essa história fantástica!

Quando analisamos o enredo de Chaves, percebemos que a história é simples e cotidiana. Um órfão carente vive nos subúrbios de uma cidade latina e convive com os moradores, que representam os estereótipos clássicos da população. E foi essa simplicidade que gerou a identificação fazendo com que a série fosse um dos maiores sucessos da história da TV latina.

Criado e 1973 por Roberto Gómez Bolaños, cada personagem apresenta características únicas e distintas, fazendo com que a faixa etária de seu público fosse bem ampla.

O elenco principal era composto pelos atores: Roberto Gómez Bolaños, Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, María Antonieta de las Nieves, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, Angelines Fernández, Horacio Gómez e Raúl Padilla.

O sucesso foi gigantesco e o seriado batia recordes de audiência em quase todos os países em que foi transmitido. Com isso, o elenco passou a fazer turnês internacionais onde se apresentavam ao vivo, levando os fãs ao delírio. Já imaginou assistir a turma da vila ao vivo e a cores?!

Em 1978, Carlos Villagrán, nosso querido Quico, deixou o programa após vários embates sobre a autoria de seu personagem. Apenas alguns meses depois foi a vez de Ramón Valdes, o Seu Madruga, abandonar o seriado por motivos pessoais, mas ele retornou alguns meses depois.

Em uma entrevista antiga, Bolaños fala carinhosamente sobre Chaves: “Esse personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele. O espectador desconhece o nome verdadeiro de Chaves, assim como desconhece quem vive com ele na casa de número oito do cortiço.”

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

E esse mesmo carinho é sentido pelos fãs. A maravilhosa comédia de situação explora o cotidiano e suas dificuldades, e como cada pessoa tem uma percepção diferente acerca da realidade em que vive.

chaves

Série do Chaves

Os personagens

Chaves, interpretado por Bolaños, era um jovem órfão morava na casa número 8 e se escondia no famoso barril.

Entre as brincadeiras e traquinagens infantis, ele tenta conseguir o básico para a sobrevivência: a comida. Mesmo tendo uma vida difícil, Chaves sempre mantém seu caráter e sua alegria.

Seu verdadeiro nome e quem cuida dele nunca foram revelados.

Seu Madruga

Ramón Valdes foi responsável por dar vida a esse personagem tão querido. Um viúvo que luta para criar sua filha, Chiquinha, mas que se esquiva do trabalho pesado. Sempre devendo 14 meses de aluguel, ele nos proporciona ótimas gargalhadas.

Mesmo com seu jeito meio grosseiro, Seu Madruga é bondoso e ajuda o Chaves em seus momentos de dificuldade. Ele sempre está em alguma confusão com Dona Florinda, geralmente motivada pelo Quico, e acaba levando a famosa bofetada. Dona Clotilde, a bruxa do 71, morre de amores por ele, mas a recíproca não é verdadeira, não mesmo!

Chiquinha

María Antonieta de las Nieves interpretou de uma maneira genial essa garota sapeca e abusada. Dona de uma personalidade forte e de uma mente pra lá de criativa, muitas das traquinagens do grupo eram ideias dela.

Apesar do seu temperamento inquieto, Chiquinha é muito leal com seus amigos e sempre tem uma resposta engatilhada.

Quico

Carlos Villagrán levou esse menino mimado e bochechudo para o hall dos grandes personagens da TV. Quico personificava a criança super mimada e muito protegida, sempre se gabava por ter mais que os outros e torcia para que o professor Girafales fosse seu novo pai.

Leia mais:   Quem eram as criaturas de 'O Elo Perdido'?

Mesmo sendo considerado um gênio por sua mãe, Dona Florinda, sabemos que ele não era dos mais inteligentes. Quem não se lembra do episódio em que ele tenta recitar um poema para sua mãe no festival da Vila? E não podemos esquecer de sua fixação pela bola quadrada.

Dona Florinda

Interpretada por Florinda Meza, essa personagem era o retrato da dona de casa suburbana da época. Sonhadora e muito dedicada ao seu filho, Dona Florinda sempre defendia o Quico com unhas e dentes, ou melhor, com socos e tapas.

Ela tinha um crush com o professor Girafales e sempre o esperava para entrar e tomar uma xícara de café.

Dona Clotilde

Angelines Fernández deu vida a essa senhora que era alvo das fantasias das crianças da vila. Em um dos episódios Chiquinha e Chaves imaginam o interior de sua casa como um castelo mal assombrado.

Ela é apaixonada pelo Seu Madruga e sempre tenta começar um romance com ele.

Seu Barriga

Edgar Vivar interpretou o dono da vila, um homem bem sucedido que sempre cobrava o aluguel pontualmente. Mesmo com Seu Madruga devendo 14 meses, ele se mostrava generoso e não o expulsava da vila.

Todas às vezes em que passava pelo portão, Seu Barriga recebia algum golpe do Chaves, e todas as vezes era hilário.

Professor Girafales

Rubén Aguirre deu vida ao eterno Mestre Linguiça, o professor Girafales. Uma coisa não podemos negar, seu esforço em fazer essa turminha aprender e evoluir. As cenas na escola são excelentes e contamos com a presença de personagens menos comuns no contexto diário da série.

Nhonho

Interpretado por Edgar Vivar, esse jovem fofinho e guloso é o filho do Seu Barriga. Sempre que vai a vila ele ostenta os melhores brinquedos e roupas, e assim como o Quico, adora provocar a inveja nos seus amigos menos abastados.

Sua primeira aparição foi em um dos episódios da escolinha, desde então tornou-se muito ativo na história, participando de cenas épicas.

Se você quer matar a saudade desse clássico latino, as temporadas da animação estão disponíveis no catálogo do Prime Video.

Organize sua maratona com o nosso Planner!