Skip to main content

Segundo filme da franquia de animação mostra sociedade dos Homem-Aranhas

Não é novidade que a Marvel, assim como as franquias de super-heróis, passam por um momento delicado. Depois de um grande interesse no gênero, lotando as salas de cinema em tudo mundo, a fórmula da jornada do herói está em decadência.

Mais do que nunca o público anseia por novas perspectivas. Coringa, da DC, é a prova que há espaço para inovação, mesmo que seja preciso transformar a história de um dos vilões mais aclamados do Batman em um drama psicológico e complexo.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (estreia em 1º de junho nos cinemas) é a prova que buscar novos caminhos funciona. A franquia de animação foi para lá de esperta quando em 2018 lançou o seu primeiro filme amparado na de Miles Morales. Tão inovadora que até garantiu um Oscar de Melhor Filmes de Animação. Afinal, já vimos inúmeras adaptações da jornada de Peter Parker no cinema e na TV. Por que não explorar um personagem dos quadrinhos tão fascinante quanto?

Na trama, depois de se reunir com Gwen Stacy, protetor em tempo integral do Brooklyn é enviado ao multiverso, onde ele encontra um time de “Aranhas” que precisam proteger a própria existência. Quando os heróis não conseguem se unir para lidar com uma nova ameaça, Miles se vê dividido e precisa redefinir o que significa ser um herói para que ele consiga salvar as pessoas que mais ama.

LEIA MAIS  'Gladiador 2' honra o legado de Maximus com sequência original

O elenco de vozes conta com Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Jake Johnson, Issa Rae, Daniel Kaluuya, Jason Schwartzman, Brian Tyree Henry, Luna Lauren Velez, Greta Lee, Rachel Dratch, Jorma Taccone, Shea Whigham e Oscar Isaac.

Quem é Miles Morales?

Miles Gonzalo Morales é um personagem que aparece em quadrinhos da Marvel Comics criados em 2011 pelo escritor Brian Michael Bendis e pela artista Sara Pichelli.

Ele é retratado como um adolescente de Nova York que, em uma realidade alternativa conhecida como Terra-1610, foi picado por uma aranha geneticamente modificada. Ele foi introduzido pela primeira vez na HQ Ultimate Marvel: O Dia Seguinte #4. Após a morte de Peter Parker nessa realidade, Miles assumiu o manto do Homem-Aranha e se tornou o protagonista de suas próprias histórias.

Desde então, ele tem sido apresentado em diversas séries e arcos de quadrinhos da Marvel. Como na série solo intitulada Spider-Man: Miles Morales, que foi lançada em 2016. Além disso, o personagem também apareceu em outras histórias populares, como Ultimate Comics: Spider-Man e Spider-Men.

Mas Miles só ganhou a fama quando apresentado em Homem-Aranha no Aranhaverso. No filme de 2018, o garoto embarca em uma jornada através do multiverso junto com Gwen Stacy para reunir uma nova equipe de pessoas-aranha capazes de derrotar uma ameaça perigosa.

miles morales

Miles Morales nos quadrinhos

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

O segundo filme da saga dá um salto temporal e mostra o aconteceu com os personagens após o encontro em Homem-Aranha no Aranhaverso.

Miles Morales (interpretado por Shameik Moore) enfrenta, assim como Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) o dilema de todo o herói adolescente: contar ou não aos pais sobre a existência de seus superpoderes. Ele tem que lidar com o fato que não consegue ser o protetor da cidade e, ao mesmo tempo, atender às expectativas de sua família. O mesmo acontece com Gwen, em seu próprio universo, quando o pai inicia uma empreitada para capturar a Mulher-Aranha, tida como a assassina de Peter Parker naquela realidade.

LEIA MAIS  'Ainda Estou Aqui' é muito mais do que uma indicação ao Oscar

A história começa a tomar um novo rumo quando Gwen é recrutada por um sociedade de Homens-Aranhas de diferentes dimensões, liderada por Miguel O’Hara, também conhecido como Homem-Aranha 2099 (Oscar Isaac). A partir daí, a garota começa a rastrear uma ameaça a todo universo, o Mancha, um dos novos e perigosos inimigos de Miles. Ele tem a capacidade de abrir portais interdimensionais e portais em menor escala, que usa para viajar longas distâncias instantaneamente e cometer crimes. E, sim, ele tem a habilidade de “viajar” pelo multiverso.

Miles é, então, levado a um mundo desconhecido de versões muito diferentes do herói. Lá ele reencontra Peter B. Parker (Jake Johnson), a versão do Homem-Aranha que conhecemos no primeiro filme, e que agora é pai. Também somos apresentados a Jessica Drew, a Mulher-Aranha, interpretada por Issa Rae.

Mesmo com tantas informações de realidades distintas, o público não vai se sentir perdido ou então entediado. Você não precisa assistir aos milhares de filmes da Marvel para entender e se simpatizar com a história de Miles – e esse é um dos grandes trunfos do longa-metragem. Ele cria um vínculo com os telespectadores, sem se amparar em outros títulos do estúdio, ou então prometer grandes conspirações ou eventos dos quadrinhos. A própria história Miles já é suficientemente carismática e interessante para conduzir as duas horas de filme – e alguns segredos sobre a origem do personagem prometem surpreender! Sem falar que há alguns easter eggs para animar os fãs assíduos dos quadrinhos (alguém falou de Venom?).

LEIA MAIS  'O Diário da Princesa 3' é confirmado: o que nós já sabemos!

O terceiro filme da trilogia já foi confirmado e será intitulado Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. O longa dará continuação as aventuras multiversais iniciadas nos filmes anteriores, explorando a temática dos universos paralelos. Dito isso, Através do Aranhaverso é uma continuação da jornada, com grandes revelações, que levará ao capítulo (quem sabe final) da jornada de Miles Morales. E nós mal podemos esperar!

Organize sua maratona com o nosso Planner!