Por André Natali
Ao ser flagrada beijando sua melhor amiga na noite do baile de formatura, Cameron é enviada para passar alguns meses internada em um acampamento cristão. O objetivo é aproximar os jovens da palavra de Deus, enquanto sofrem uma conversão para que deixem de ser homossexuais.
Acompanhe mais lançamentos do cinema
Vemos isso como o começo da história de “O Mau Exemplo de Cameron Post”, filme vencedor do Prêmio do Júri no festival de Sundance. O Longa-metragem discute sexualidade, religião, crença e educação: diversas características que fazem parte da formação dos seres humanos e que surgem como grandes questões contraditórias ao longo de suas vidas.
O filme é estrelado pela jovem Chloë Grace Moretz (“A 5a Onda”, “Kick Ass”), que é muito bem dirigida por Desiree Alkhavan (“The Bisexual” e “Flowers”). Com um tema tão polêmico e delicado, as duas precisaram planejar muito bem como abordar assuntos sérios de uma forma que não ficasse piegas.
O resultado que vemos na telona é um filme que tem um certo peso, mas que também é muito cuidadoso em não ir para o lado trágico da situação. Ele mostra adolescentes aprendendo a entender sua sexualidade e a se posicionar em um mundo que tem dificuldade para aceitar as diferenças entre as pessoas.
O drama se desenvolve em uma jornada de autoaceitação de Cameron, ao mesmo tempo que explicita os conflitos que seus novos amigos também vivem, seja com suas famílias, amigos, valores e amores.
O Tradutor: Rodrigo Santoro estrela filme sobre professor de literatura em Cuba
“O Mau Exemplo de Cameron Post” é o tipo de filme que tinha a necessidade de ser feito para abordar o tipo de violência psicológica que muitas pessoas passam até hoje simplesmente por tentarem viver como elas mesmas. Portanto, também é tipo de filme que merece ser assistido para que isso pare de se repetir no futuro.