Quando Gotham estreou na TV americana em 2014 tinha uma das missões mais ambiciosas da DC Comics. Contar a origem de Bruce Wayne, anos antes dele se tornar o Batman.
Em cinco temporadas, o programa foi vitorioso em focar em personagens coadjuvantes na trama do Cavaleiro das Trevas. Jim Gordon (Ben McKenzie) assumiu o papel de herói da cidade, muito antes de Bruce ser capaz de ser o vigilantes que todos precisavam. Ao mesmo tempo, Gotham viu nascer uma série de vilões peculiares como Pinguim (Robin Lord Taylor), Charada (Cory Michael Smith) e Mulher-Gato (Camren Bicondova).
O início do último ano já anunciava grandes mudanças na série. Com todos acessos à cidade comprometidos, Gordon e seus aliados tiveram que lidar com uma crescente violência entre as gangues locais e também a falta de recursos. Bruce (David Mazouz) assumiu grandes responsabilidades também e foi obrigado, a mais uma vez, enfrentar as loucuras de seu maior inimigo: o Coringa (Cameron Monaghan).
Veja promo dos últimos episódios de Gotham
A cada episódio, o telespectador era apresentado a uma nova jornada. Pinguim e Charada se uniram em um propósito comum, Barbara decidiu mudar de vida após ser mãe, Lee e Gordon se casaram e Selina trilhou o seu caminho para se tornar uma anti-heroína.
O momento mais esperado, no entanto, decepcionou os fãs do seriado. O episódio final da temporada prometia a revelação. Bruce decide começar o seu treinamento longe de Gotham e 10 anos se passam na trama. Quando, finamente, o personagem retorna à narrativa a sua presença é pouco explorada durante o capítulo. Há pequenos cortes com a presença do Batman. Mesmo que todos os personagens tenham as suas sagas concluídas, o telespectador fica “frustrado” com a ausência do herói nos minutos finais. Talvez, a produção acreditou que não escalar um ator adulto para interpretar o papel seria a melhor opção. A solução não funcionou.
Gotham: quinta e última temporada promete revelar versão adulta do Batman
No mais, Gotham continuou centrado na jornada de Jim Gordon, que foi contemplado com o cargo de Comissário. Taylor e Smith também brilharam na temporada, provando que os vilões do Batman são tão ou mais interessantes quanto o próprio protagonista.