Skip to main content

A partir deste domingo, 8 de novembro, às 19h, o canal History exibe a segunda temporada de Guia Politicamente Incorreto.

Continua após a publicidade..

O programa, que explora a história brasileira por uma abordagem inusitada, ganha novo apresentador, o jornalista e historiador Eduardo Bueno, e tem consultoria do cientista político Christian Lynch. A ideia é fugir do formato da primeira temporada da série, comandada por Felipe Castanhari, que causou polêmica entre os entrevistados ao tratar dos temas de maneira simplificada.

Os novos episódios vão abordar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, quem realmente foi Antônio Conselheiro, o real papel da Princesa Isabel na Abolição da escravatura, o mito de Tiradentes e a sua importância na Inconfidência Mineira e a relação entre os jesuítas, os índios e os Bandeirantes.

Continua após a publicidade..

“A história não podia só ficar aprisionada dentro da sala de aula. Claro que o que a gente aprende na escola tem o seu valor, embora a história sempre tenha sido ideológica. (…) Sempre foi uma visão parcial, fragmentada. Sempre achei que o lugar da história era nas discussões, na vida real das pessoas querendo saber mais para construir um mundo melhor”, contou Eduardo sobre a premissa do programa durante a coletiva de imprensa.

Tivemos um cuidado muito grande com a informação acadêmica debatida, tanto é que os episódios todos foram aprovados pelo Bueno e Christian. A gente buscou uma diversidade muito grande de pessoas entrevistadas, especialistas consultados ao longo da série. Por exemplo, para falar da princesa Isabel e da abolição da escravatura a gente precisava ouvir abolicionistas negros”, comentou o roteirista Aurélio Figueiredo.

Confira a prévia:

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.