Produção é protagonizada por Sol Menezzes e Mari Oliveira
• Por Julia Benvenuto
Histórias de viagem no tempo tem sido recorrentes na ficção, no entanto o tema ainda é pouco explorado em séries brasileiras.
O Star+ lança Dois Tempos, produção nacional que acompanha a história de Paz (Sol Menezzes) e Cecília (Mari Oliveira), duas garotas que viajam no tempo e vão parar uma no corpo (e no século) da outra.
A premissa é interessante e contemporânea: afinal, o que você faria para encontrar o seu lugar no mundo? Paz é uma influenciadora digital que, em 2022, muda-se para uma pequena cidade no interior do país em busca de ampliar o seu negócio, mas desconsidera a história de independência do local. Já Cecília é uma garota que luta contra as imposições sociais de seu próprio tempo (no ano de 1922), como o casamento arranjando, e tenta realizar o seu maior sonho de ser livre.
Presas em diferentes corpos, e em diferentes séculos, as protagonistas têm que enfrentar os dilemas de suas próprias vidas. Paz lida com o cancelamento na internet após falas homofóbicas, o que pode destruir por completo a sua carreira, enquanto Cecília experimenta pela primeira vez a liberdade, podendo escolher com quer ficar, sem os julgamentos de uma sociedade patriarcal.
Longe de ter uma ambientação fidedigna ao passado, assim como Outlander, Dois Tempos apresenta uma narrativa divertida, sem muita preocupação com manter a verossimilhança de época – mas nem por isso a história é menos interessante. Em muitos momentos, o roteiro acaba se transformando em um manifesto feminista. Por isso, é muito provável que o seriado agrade o público feminino, no entanto falhe em levar a sua mensagem para um audiência mais ampla.
Além de Sol Menezzes e Mari Oliveira, a produção conta com Paulo Rocha, Leonardo Bianchi, Isabella Moreira, Luiza Nery, Dadá Coelho, Agda Couto e Martha Nowill.
A direção geral é de Vera Egito e a direção de fotografia, de Camila Cornelsen. Os roteiros são de Mariana Tesch, Otavio Chamorro, Caroline Margoni, Tainá Muhringer e Ariana Saiegh, que também assina a criação da série.
A estreia dos oito capítulos está marcada para 10 de maio na plataforma.