Skip to main content

O metaverso é o assunto do momento. Unir a realidade aumentada e ambientes virtuais parece ser o futuro da tecnologia e da internet. Essa evolução promete revolucionar o espaço digital, especialmente games que misturam fantasia e aventura, como a categoria MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game, ou “jogo de interpretação de personagens online e em massa para multi-jogadores”, em português).

Os jogos MMORPG podem ser encontrados em diversas plataformas online, nas quais é possível baixar jogos gratuitos e conectar-se a uma rede mundial de jogadores por meio de chats online. Por ser um jogo de RPG online para diversos usuários, a modalidade cria um sentimento de comunidade: conversas e união de forças fazem parte da estratégia, e ações geram consequências para todos, já que o jogo é compartilhado em tempo real e não há partidas. Desse modo, o potencial interativo e dinâmico da modalidade pode beneficiar-se das funcionalidades do metaverso.

Metaverso: por que importa?

O significado de metaverso ainda gera bastante confusão. A proposta é um espaço virtual com influências de RA e RV. RV é a realidade virtual, que usa ambientes totalmente fantasiosos, como outros planetas, monstros etc. Já a RA (realidade aumentada) utiliza elementos reais (florestas, estradas etc.) com grande precisão de qualidade. Assim, a tecnologia introduz aos usuários um novo acesso, não mais via computadores ou celulares, mas por meio de aparelhos de RV e RA que podem ser utilizados em games, reuniões de trabalho, shows e outros.

  Croácia derrota o Marrocos na Copa do Mundo de 2022

O metaverso, portanto, torna-se importante, já que promete adicionar novas interações sociais que se estendem às esferas pessoais, profissionais e econômicas. Imagine “entrar” numa loja virtual e poder ver produtos de perto, por exemplo?

A potência do metaverso para o MMORPG

Os jogos de RPG e MMORPG, de temática fantástica, são ricos na imaginação. Muito antes de serem digitais, já nos tabuleiros requeriam a interpretação dos jogadores em relação a personagens com falas e habilidades. Quando a era do computador chegou e os jogos tornaram-se online, a representação foi além do que os jogadores poderiam imaginar. Agora, com o metaverso, essa nova realidade torna-se um mundo de ainda mais emoções e aventuras.

E, para se ter uma ideia de sua dimensão, o recorde de número de jogadores ativos em um game foi quebrado em dezembro de 2021, com 95 mil pessoas. Além disso, os jogos contam com gráficos de alta resolução e personagens descolados.

Quando a realidade virtual chega ao MMORPG?

O metaverso é uma realidade, porém ainda está em processo. Levará tempo para estudar e adaptar as nuances da RV para o MMO. Tecnicamente falando, mesmo o sistema ainda sendo novo, não há motivos para que não seja possível no momento, porém há desafios a serem superados antes de introduzir a RV no mercado de games MMO.

Primeiramente, muitas pessoas não possuem um aparelho de RV, que ainda é caro no mercado e precisa se popularizar mais. Segundo, mesmo para quem já o tem, algumas adaptações ainda são necessárias para que os jogadores possam mantê-lo consigo pelo tempo necessário de jogo sem que sintam mal-estar.

  Transforme sua paixão por séries em lucro com a 1xBet

Terceiro, o MMO leva tempo para ser produzido. Estudar as nuances da realidade virtual em fase inicial demora, o que nos leva ao quarto ponto: a produção de MMOs é cara e encontra suporte na vasta base de jogadores. Por mais interessante que seja, neste momento não há consumidores suficientes da RV.

Mas tudo é uma questão de tempo. Fiquemos com o foco em 2023, que promete 50% de crescimento da RV comparado a 2022, segundo a empresa Delloite. A adaptação chegará cedo ou tarde, e após essa inovação o mundo não será o mesmo.

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários