Trama levou o público às redes sociais
Pretty Little Liars não é apenas uma história para adolescentes. A série e suas protagonistas estão mudando o formato de como o sucesso é conquistado na televisão americana. Por meio das redes sociais, principalmente o Twitter, as atrizes Lucy Hale, Ashley Benson, Shay Mitchell e Troian Bellisario tem aproximado o público da trama e dos bastidores das gravações.
Exibido pela ABC Family (no Brasil pelo Boomerang), o seriado atraiu cerca de 3,8 milhões de telespectadores em sua terceira temporada. No Facebook, a página oficial do programa tem mais de 10 milhões de seguidores e o Twitter registra cerca de um milhão de fãs. As quatro protagonistas juntas, somam mais de dois milhões de admiradores.
“Nenhum dinheiro pode comprar este tipo de exposição. As mídias sociais criaram uma lealdade entre o elenco, a emissora e seus telespectadores”, comentou Danielle Mullin, vice-presidente de marketing da ABC Family, em depoimento ao Entertainment Weekly.
Baseado nos livros de um grupo de adolescentes – Sara Shepard, a série conta a história de Spencer Hastings, Aria Montgomery, Hanna Marin e Emily Fields – que precisa lidar com o desaparecimento da amiga Alison DiLaurentis. As jovens começam a receber mensagens anônimas assinadas por “-A” que ameaça revelar todos os seus segredos mais íntimos.
Em 2009, quando a ABC Family começou a planejar a adaptação para a TV, os fãs se mobilizaram na internet divulgando suas opiniões sobre a escalação do elenco. “O segredo do sucesso de Pretty Little Liars é a lealdade da série em relação aos livros de Shepard. O público espera ansiosamente as cenas descritas nas obras”, ressaltou a produtora executiva Marlene King ao EW. Essa fidelidade inclui uma trama controversa, com mortes frequentes, pais negligentes, uma protagonista lésbica e romances proibidos.
A conexão entre as atrizes e seus fãs não está restrita somente ao conteúdo do programa. Além de mostrarem cenas de bastidores e divulgarem informações sobre o futuro da série, elas também transformam suas vidas particulares em um espetáculo. Bellisario já postou fotos de sua bagagem para uma aventura em um transatlântico; Benson gravou um vídeo tomando uma injeção em um consultório médico; Mitchell divulgou fotos de uma caminhada em Los Angeles; e Hale mostrou os bastidores da gravação de seu álbum country.
“Para nós, os fãs são parte do processo de criação da série. E nós queremos mostrar personagens conectados com a realidade. Isso é o que nos diferencia de atrações como Gossip Girl. As adolescentes se identificam com as protagonistas e, de certa forma, as querem como amigas”, afirma King.
As atrizes são gratas pela devoção de seus telespectadores, mas a internet já foi palco de algumas confusões. A mais famosa delas, aconteceu quando Shay Mitchell postou, sem querer, o número do telefone de Lucy Hale em um vídeo no You Tube.
A quarta temporada, que estreia esta semana (10) nos EUA, está repleta de novidades. Dois novos atores foram escalados para o próximo ano da atração: Wyatt Nash e Rumer Willis (filha de Demi Moore e Bruce Willis). Na trama, o quarteto está desesperado para descobrir as novas estratégias de ‘A’ e uma revelação surpreendente irá abalar os moradores de Rosewood.
Muitos segredos também serão mostrados nos próximos capítulos. Toby irá divulgar as novidades sobre Spencer e Hanna aprenderá fatos chocantes sobre sua mãe. Enquanto ‘A’ mostrará toda a sua crueldade tomando atitudes drásticas sobre o futuro de Emily e Mona, que correrá risco de vida.
Pretty Little Liars promete grandes reviravoltas tanto na TV quanto nas mídias sociais.