Skip to main content

Trio da ficção é conhecido por seus inúmeros filmes de comédia

Sem dúvida alguma, Os Três Patetas é uma das comédias mais assistidas da televisão americana. Exibido entre 1922 e 1970, o programa mostrava inúmeras situações cômicas que eram protagonizadas por três personagens extremamente atrapalhados.

O trio, que na maioria dos episódios era composto por Moe Howard, Curly Howard (também conhecidos como Moses Harry Horwitz e Samuel Horwitz) e Larry Fine, atuou em mais de 190 curtas-metragens, tornando-se recordistas na categoria de “comédia pastelão.”

Como os Três Patetas surgiram?

Dois jovens irmãos judeus, Moses Harry Horwitz e Samuel Horwitz, que estudavam na Escola de Artes e Ofícios de Baron de Hirsch, em Nova York, são os nomes responsáveis pela idea original do enredo cômico.

Em 1909, Moses consegue entrar para o mundo do cinema. Inicialmente, ele foi contratado como garoto de recados para os atores, mas seu sonho era atuar. Após insistir muito, ele acabou ganhando um pequeno papel e iniciou sua carreira como ator.

Moses conheceu Charles Ernest Lee Nash, que ficou conhecido como Ted Healy, e tinha o sonho de tornar-se comediante. Enquanto isso, Samuel também decide entrar para o cinema e os dois irmãos começam a estrelar diversas produções amadoras. Ambos passaram a usar os pseudônimos Moe e Shemp, que os fizeram famosos.

Em 1922, os irmãos reencontram Ted que está realizado como comediante. Ele os convida para uma produção sua e trio logo começa a fazer sucesso. Nessa época as apresentações que eles realizavam nos teatros seriam a base para os curtas-metragens que viriam a seguir. O reconhecimento do trio só aumentava ao longo de cada produção, e Os Três Patetas ganha cada vez mais identidade e irreverência.

Os Patetas em ação

O trio formado por Ted Healy e os irmãos atuou intensamente até o ano de 1927, quando Larry se afastou do grupo devido o seu casamento. Em paralelo, Moe também decide fazer um hiato em sua carreira para ficar ao lado da esposa e da filha recém-nascida. Somente em 1929 eles voltam à ativa com a comédia A Night in Venice, apresentada na Broadway.

O ano de 1930 foi muito marcante para o trio, pois eles estrearam seu primeiro filme em Hollywood, intitulado Soup to Nuts. A produção não foi muito bem avaliada pelos críticos, mas a Fox Film Corporation gostou muito da ideia e ofereceu um contrato ao grupo, mas com uma condição: que Healy ficasse de fora do projeto. Ao saber disso Ted ficou furioso, ele disse que os “Patetas” eram seus funcionários e que não aceitava a proposta.

Quando Fine e os irmãos Howard souberam da oferta abandonaram Healy e formaram seu grupo chamado Howard, Fine & Howard. O trio conquistou o público e alcançou o estrelato, fazendo uma gigantesca turnê teatral.

  Os Bórgias: série é baseada em fatos reais?

Healy entrou com uma ação judicial contra o trio, alegando que eles estavam fazendo uso de seu material protegido por direitos autorais. Segundo relatos da época, Healy ameaçou bombardear os teatros em que o trio iria se apresentar. Ele ainda contratou novos atores, na tentativa de salvar seu número, mas o esforço foi insuficiente.

Em 1932, Healy se reuniu com os antigos amigos e volta a trabalhar com eles, mas com cláusulas bem especificas em seus contratos. Shemp não gostou dessa reaproximação e decide abandonar o grupo, mas não parou de trabalhar, conseguindo participações em comédias.

Curly entrou no grupo

Healy, Moe e Larry precisavam de um substituto para Shemp. Moe sugeriu que seu irmão Jerome Lester Horwitz tomasse esse lugar, mas seus cabelos longos e a barba espessa fizeram com que Healy o achasse pouco engraçado. Jerome raspa a cabeça e tenta novamente o papel, ele é aceito e assim o personagem Curly foi criado.

O ano de 1933 foi bom para o grupo que conseguiu um contrato de cinema com a Metro Goldwyn Mayer (MGM). Foram lançados vários filmes e curtas, com todo o trio ou individualmente, sempre com participação de diversos atores convidados. De 1933 a 1934, foram estrelados sete filmes, um dos mais famosos foi Dancing Lady.

Em 1934, os Patetas encerraram seu contrato com a MGM e se separam de Healy novamente. Na autobiografia de Moe esse rompimento foi definitivo e aconteceu devido aos problemas de Healy com o álcool.

Mas Healy foi fundamental par a construção dos Patetas, com suas brincadeiras brutas e seu estilo despojado. Mas para além da genialidade, Healy foi um chefe autoritário, abusivo e com sérios problemas com a bebida.

Os anos dourados (1934-1970)

Foi em 1934 que o grupo, que agora tinha o nome de The Three Stooges (Os Três Patetas), assinou um contrato com a Columbia Pictures. No começo, eles recebiam algumas centenas de dólares por semana, mas com o sucesso arrebatador esse valor aumentou um pouco.

Entre os anos 1930, 1940 e 1950 eles estrelaram cerca de 190 curtas-metragens e foram recordistas absolutos. O trio formado por Moe e Curly Howard e por Larry Fine ficou ativo por 12 prósperos anos. Essa formação é considerada a que produziu os melhores trabalhos do grupo, oferecendo situações hilárias.

Logo no primeiro ano na Columbia, os Patetas alcançaram o auge, mas o presidente do estúdio, Harry Cohn, fez de tudo para que eles não soubessem de seu sucesso, e afirmava que seus filmes estavam em declínio. Com essa perspectiva em mente, Os Três Patetas desconheciam seu verdadeiro valor e fecham contratos com valores irrisórios e muito satisfatórios para a Columbia Pictures.

Em 1957, Moe descobre as táticas sujas de Cohn e vê que perdeu milhões com os curtas. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os atores adotaram um tom mais político em sua comédia e lançaram You Nazty Spy!, em 1940. Nesse curta Moe interpreta Moe Hailstone, uma sátira a Hitler; Curly foi Hermann Göring e Larry deu vida a um embaixador.

  Felicity: onde está o elenco da série hoje

You Nazty Spy! foi lançado nove meses antes de O Grande Ditador, de Charlie Chaplin, outro clássico que satiriza Hitler e os nazistas. Rumores contam que Os Três Patetas foram colocados na “lista de morte” dos nazistas.

Outro filme impactante do trio foi They Stooge to Conga, considerado o mais violento do grupo. O período de guerra fez com que as produções ficassem mais caras, e a qualidade acabou diminuindo com reduções de cenas ao ar livre, iluminação e figurino.

You Nazty Spy!

Cena do filme You Nazty Spy!

Menos é mais

Os Três Patetas tinha um enredo simples e que funcionava muito bem, objetivamente eles eram homens abobalhados, e cada um tinha uma característica marcante.

Moe, com seu corte de cabelo estilo “tigelinha”, era líder do grupo e sempre estava carrancudo observando os outros patetas. Curly era o careca gordinho com alma e comportamento de criança, seu jeito maluco conquistou o público. Larry e seu cabelo espetado era subestimado em vários momentos, ele estava na fronteira entre o valentão e o palhaço.

E foi com esse enredo limpo e sem grandes rodeios que o trio ganhou o estrelato.

Os palhaços também choram

Curly era o mais querido pelo público, com sua comédia sob medida e seu jeito infantil ele conseguiu romper as barreiras e caiu nas graças de todos os fãs.

Mas nem tudo era perfeito na vida de Curly, sua saúde sempre oscilava. Ele teve crises de hemorragias seguidas de fortes dores de cabeça. Sua saúde mental também estava se deteriorando, sua auto-estima era baixa devido ao fato de ter que raspar a cabeça para atuar. Ele tornou-se inseguro e passou a comer e beber compulsivamente, chegando a se apresentar totalmente embriagado com o grupo.

O aumento de peso trouxe diversos problemas de saúde, e em 1945, ele estava muito debilitado. Em 1946 Curly se casou, mas acabou se divorciando no mesmo ano, e isso contribuiu para que ele piorasse ainda mais.

Em 6 de maio de 1946, enquanto gravava Half-wits Holiday, Curly teve um derrame e as gravações seguiram sem ele. Ele nunca mais estrelou um filme, no entanto fez uma pequena participação e Shemp voltou ao elenco.

O retorno de Shemp não foi bem visto por todos e isso gerou uma queda na popularidade do trio de Patetas. Afinal, a combinação Moe, Larry e Curly era inesquecível e insubstituível.

Shemp também estava pouco confortável em voltar a integrar o grupo, ele já tinha uma carreira solo muito bem estabelecida e não estava muito disposto a abrir mão de tudo o que conquistou ao longo dos anos. Segundo fontes da época, Shemp, que já estava na casa dos 50 anos e tinha uma família, não gostou das longas programações de trabalho.

  Mad About You: onde está o elenco da série hoje

Mas o fator que mais causou relutância em Shemp foi ele ser visto como uma sombra de Curly, um tapa buracos na trama, afinal ele deixara o projeto há 14 anos.

Mas a lealdade de Shemp ao seu irmão e ao seu amigo Larry o fizeram voltar à Os Três Patetas, ele tinha plena consciência que se não retomasse o projeto as carreiras do irmão e do amigo estariam fadadas ao fim.

Em 18 de janeiro de 1952, todos foram surpreendidos pela morte de Curly, que gerou muita tristeza entre o grupo.

Shemp estrelou 77 curtas com o trio, e seu personagem mesmo sendo atrapalhado era interpretado com mais maturidade. E o retorno dele também trouxe mais qualidade e movimento para as produções que vieram.

Em 1952, o estúdio Columbia decidiu diminuir os custos da produção e algumas pessoas foram demitidas. Outra medida tomada para economizar os fundos foi a reciclagem de cenas antigas que se mesclavam a novas, a reedição era tão bem feita que ficava muito difícil perceber.

De 1953 a 1956 somente sete curtas-metragens foram rodados dos 31 que estavam programados. O surgimento da televisão também fez com que o público do trio caísse vertiginosamente.

Em 22 de novembro de 1955, Shemp faleceu devido a um ataque cardíaco. Moe ficou muito abalado e pensou em terminar o grupo definitivamente, mas foi encorajado a seguir com sua carreira.

Para terminar os quatro curtas que faltavam do contrato de Shemp, cenas antigas delem foram utilizadas e o dublê Joe Palma, que não mostrava o rosto, também. A produção queria que essa substituição fosse integrada em definitivo, mas Larry e o abalado Moe foram enfaticamente contra.

Joe Besser foi o homem que substitui Shemp em 16 curtas, só que os Patetas eram apenas sombras do que já haviam sido antes. Joseph Wardell foi o próximo substituto de Shemp, muito semelhante fisicamente ao falecido ator, foi lhe pedido que ele também raspasse a cabeça para atuar, ganhando o nome de Curly Joe.

Hora de dizer adeus

Os Três Patetas foram um dos grupos de comédia mais famosos ao longo dos anos 1960. O último projeto do trio foi Kook’s Tour, em 1970, um especial de uma hora feito para a televisão, mas que nunca foi transmitido.

Moe faleceu em 4 de maio de 1975 vítima de um câncer de pulmão. Joe Besser nos deixou em 1 de março de 1988, enquanto Curly Joe faleceu em 3 de julho de 1993, sendo o último dos Patetas a nos deixar.

Eles foram um absoluto sucesso com sua irreverência e excentricidade bem dosadas, e são uma referencia para a comédia até os dias atuais.