Por Julia Benvenuto
Baseada na obra de Stephen King, Under the Dome teve uma das maiores estreias do summer season americano. A audiência e as críticas eram boas até a terceira temporada da série e, por esse motivo, a decisão da CBS em cancelar a atração chocou parte dos telespectadores.
Para quem leu o livro de King, o final parecia, de certa forma, inevitável. Mesmo com as diferenças cruciais na adaptação da história para a TV, a revelação sobre a origem do misterioso domo e de sua função na Terra implicaria em uma conclusão instantânea para a trama.
Dito isso, a emissora conseguiu explorar com astúcia o último ano da ficção científica, que deixou as portas abertas para a criação de um longa-metragem ou uma continuação limitada tendo como foco a nova missão dos protagonistas -ou pelo menos, daqueles que ficaram vivos com o desenrolar dos acontecimentos.
Após serem liberados de um casulo, e confinados em uma realidade paralela, a população de Chester’s Mill se viu dominada em seu próprio corpo por uma espécie de inteligência alienígena. A missão era liderada por uma desconhecida personagem, Christine Price (Marg Helgenberger). Restou aos habitantes não infectados – Julia (Rachelle Lefevre) e Big Jim (Dean Norris) – criar uma resistência à invasão extraterrestre, que culminaria na destruição da barreira invisível.
Assista ao promo do final do seriado
Sacrifícios foram feitos no processo: Barbie (Mike Vogel) viu a sua filha se transformar na rainha do domo, Norrie perdeu a sua outra mãe e também Joe (Colin Ford), que se sacrificou pela sobrevivência dos amigos. Com ares de tragédia grega, Big Jim foi obrigado a matar o seu próprio filho, Junior, em uma tentativa desesperada de recuperar a sua consciência.
Conversamos com o elenco de Under the Dome; veja vídeo
O enredo caminhou para um desfecho satisfatório e mostrou a evolução dos personagens meses depois do ocorrido. Tudo ia bem, até que Jim, agora congressista americano, descobriu que Eva está viva e recrutando novos seguidores para o seu reinado. A notícia foi suficiente para reunir a gangue de volta e explorar a possibilidade de uma sequência para a narrativa.
Com o cancelamento de Extant, outra série de ficção científica do canal protagonizada por Halle Berry, o investimento em um filme de Under the Dome seria uma forma inteligente de resgatar o prestígio da CBS no gênero. A história tem potencial, mas, é claro, sem a presença do domo.