Crítica: última temporada de Under the Dome
Crítica

Under the Dome: final deixa espaço para continuação

Por 19 de outubro de 2015 abril 21st, 2016 Sem Comentários
Under the Dome: final deixa espaço para continuação 2

spoilerPor Julia Benvenuto 

Baseada na obra de Stephen King, Under the Dome teve uma das maiores estreias do summer season americano. A audiência e as críticas eram boas até a terceira temporada da série e, por esse motivo, a decisão da CBS em cancelar a atração chocou parte dos telespectadores.

Para quem leu o livro de King, o final parecia, de certa forma, inevitável. Mesmo com as diferenças cruciais na adaptação da história para a TV, a revelação sobre a origem do misterioso domo e de sua função na Terra implicaria em uma conclusão instantânea para a trama.

Dito isso, a emissora conseguiu explorar com astúcia o último ano da ficção científica, que deixou as portas abertas para a criação de um longa-metragem ou uma continuação limitada tendo como foco a nova missão dos protagonistas -ou pelo menos, daqueles que ficaram vivos com o desenrolar dos acontecimentos.

Após serem liberados de um casulo, e confinados em uma realidade paralela, a população de Chester’s Mill se viu dominada em seu próprio corpo por uma espécie de inteligência alienígena. A missão era liderada por uma desconhecida personagem, Christine Price (Marg Helgenberger). Restou aos habitantes não infectados – Julia (Rachelle Lefevre) e Big Jim (Dean Norris) – criar uma resistência à invasão extraterrestre, que culminaria na destruição da barreira invisível.

Assista ao promo do final do seriado

Under the Dome

Último episódio de Under the Dome teve desfecho sangrento e trágico

Sacrifícios foram feitos no processo: Barbie (Mike Vogel) viu a sua filha se transformar na rainha do domo, Norrie perdeu a sua outra mãe e também Joe (Colin Ford), que se sacrificou pela sobrevivência dos amigos. Com ares de tragédia grega, Big Jim foi obrigado a matar o seu próprio filho, Junior, em uma tentativa desesperada de recuperar a sua consciência.

Conversamos com o elenco de Under the Dome; veja vídeo

O enredo caminhou para um desfecho satisfatório e mostrou a evolução dos personagens meses depois do ocorrido. Tudo ia bem, até que Jim, agora congressista americano, descobriu que Eva está viva e recrutando novos seguidores para o seu reinado. A notícia foi suficiente para reunir a gangue de volta e explorar a possibilidade de uma sequência para a narrativa.

Com o cancelamento de Extant, outra série de ficção científica do canal protagonizada por Halle Berry, o investimento em um filme de Under the Dome seria uma forma inteligente de resgatar o prestígio da CBS no gênero. A história tem potencial, mas, é claro, sem a presença do domo.

Loading...
Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.