Série aposta em nova abordagem para figura conhecida
Depois de Edgar A. Poe e Sherlock Holmes ganharem adaptações modernas no cinema e na TV, o próximo ícone histórico a ser retratado nas telas é Leonardo Da Vinci.
O inventor e artista italiano é conhecido mundialmente pelo seu estudo do corpo humano e pela criação do maior símbolo artístico da Renascença, a Mona Lisa. No entanto, em Da Vinci’s Demons, Leonardo (vivido pelo ator inglês Tom Riley) não é apresentado aos espectadores em uma abordagem convencional, e sim na figura de um galante herói revolucionário.
Desta forma, a série deve ser encarada como obra de ficção, mas alguns fatos reais são contemplados – as 6 mil páginas conservadas do diário do artista foram utilizadas na elaboração do roteiro. O criador David S. Goyer, um dos nomes envolvidos em Batman Begins, brinca com elementos de ação e perseguições como forma de enriquecer a trama. A versão não possui semelhanças com seriados de época, como The Tudors e The Borgias. “Estou fazendo um show divertido que gostaria de ver na TV”, explica Goyer ao TVLine.
Outro diferencial da história é a inserção dos mestres de Da Vinci na trama, entre eles, de Andrea del Verrocchio e Sandro Botticelli. Lucrezia, a amante de Medici (interpretada Laura Haddock), e outros amigos do círculo profissional do inventor, como Michelangelo, ganharão também novas representações. “Nós podemos conhecer a Mona Lisa na segunda temporada”, revela.
Referências ao Batman devem aparecer ao longo dos episódios. Bob Kane, um dos responsáveis pela DC Comics, admitiu que a inspiração para a capa do Cavaleiro das Trevas surgiu dos desenhos de Da Vinci e, é claro, que Goyer deve explorar esta ligação. “Leonardo terá também uma memória negra de uma caverna. Ele escreverá em seus jornais e desenhará o lugar. Alguma coisa ruim aconteceu lá e, por isso, ele inventa a máquina voadora”, conta.
Da Vinci’s Demons estreia hoje (16) às 22h30 no Brasil pelo canal Fox.
Confira, a seguir, uma prévia do primeiro episódio da série.