Skip to main content

Encontre produções antigas para sua próxima maratona

Você sabia que há uma vasta coleção de filmes e séries antigas que estão disponíveis gratuitamente na internet? Graças às leis de direitos autorais, muitas produções que já caíram em domínio público podem ser acessadas livremente. Vamos explorar como isso funciona e onde você pode encontrar essas preciosidades do cinema e da televisão.

O que é domínio público?

De acordo com as leis americanas, filmes que não possuem marca de copyright, lançados antes de 1923, ou cujos realizadores faleceram há mais de 70 anos, entram em domínio público.

Um exemplo icônico é o do Mickey Mouse. As primeiras aparições do famoso rato, como em O Vapor Willie e a versão sem som de Plane Crazy, foram feitas em 1928. Esses filmes entrarão em domínio público nos Estados Unidos no primeiro dia de 2024.

Os estúdios de cinema têm sido ativos no lobby para estender o prazo dos direitos autorais, resultando na “Lei de Proteção do Mickey Mouse”. Esta lei estendeu os direitos autorais para 95 anos, protegendo muitas obras de cair em domínio público por mais tempo.

Outro caso conhecido é o de Histórias de Sherlock Holmes, que entrou em domínio público nos EUA depois de uma longa batalha judicial. A série de livros conta a história do detetive mais famoso do mundo, criado pelo autor Arthur Conan Doyle. Como se trata do último livro da série de Holmes, toda a obra poderá ser produzida sem que haja o pagamento de royalties. No Reino Unido, essas obras já eram livres de direitos desde 2000.

  Bridgerton: os romances que inspiraram a série

Obras clássicas disponíveis para assistir

Grandes obras cinematográficas já estão disponíveis ao público. Exemplos incluem Nosferatu (1922) e Viagem à Lua (1902), considerado o primeiro filme de ficção científica. Filmes completos de Charlie Chaplin, O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Nasce Uma Estrela (1937), E O Vento Levou (1939) e A Marca do Zorro (1940) também estão acessíveis.

Um clássico do terror, A Noite dos Mortos Vivos, lançado em 1968 por George Romero, entrou em domínio público devido à ausência de uma nota de copyright. Isso permitiu a criação de vários remakes e tornou o filme um dos primeiros a serem compartilhados legalmente na web.

Para os amantes de desenhos animados, a lista de opções é vasta: o icônico Popeye, Betty Boop, gato Félix e até os clássicos do Super-Homem estão disponíveis. Já para os fãs de séries, há clássicos da sessão da tarde como Flash Gordon Conquista O Universo, As Novas Aventuras de Tarzan, Império Submarino e O Trem Ciclônico.

Canais e sites gratuitos para a sua maratona

No YouTube, o canal Public Domain Full Movies oferece mais de 150 filmes antigos em domínio público. Esses filmes estão disponíveis gratuitamente, na íntegra, e em alta qualidade sempre que possível. Embora não possuam legendas em português ou dublagens, muitos deles são da era do cinema mudo e vêm acompanhados de informações detalhadas sobre sinopse, elenco e dados históricos.

  Downton Abbey: saiba quando estreia o terceiro filme

Outro excelente recurso é o Archive.org. Lá, você encontra uma vasta coleção de filmes clássicos que podem ser baixados ou assistidos online.

E o que você está esperando? Explore esses tesouros do entretenimento e descubra joias raras que marcaram época.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários