Skip to main content

Qual fantasma aparece em todos os filmes?

Lançado pela primeira vez na década de 1980, a primeira aparição dos Caça-Fantasmas nas telonas bateu recordes de bilheteria e chegou a arrecadar quase dez vezes mais que o seu valor original, consolidando o filme como um fenômeno em pouco tempo.

Devido ao sucesso, a franquia continuou a ser renovada até os dias atuais e já rendeu diversos filmes e adaptações ao longo dos anos. O quinto filme da saga, que recebeu o título Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, teve sua estreia antecipada pela Sony e está marcado para chegar às telonas brasileiras em abril deste ano.

Com live-action, desenho animado, jogos de videogame e inúmeros produtos licenciados no decorrer das décadas, a história de Os Caça-Fantasmas, assim como as suas produções, estão recheadas de curiosidades, como veremos ao longo dessa matéria.

Continua após a publicidade..

Os filmes dos Caça-Fantasmas

Intitulado Os Caça-Fantasmas, o primeiro longa da saga foi lançado em 1984. Ambientada em Nova York, a história acompanha Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler, três cientistas que trabalham no departamento de psicologia da Columbia University e estudam casos paranormais. Após serem demitidos, Peter dá a ideia para que eles abram um negócio próprio, uma exterminadora de fantasmas chamada Ghostbusters, que começa a receber clientes com histórias assombrosas.

Em Os Caça-Fantasmas 2, lançado em 1989, os três amigos se veem diante de um período de insegurança e de instabilidade, quando as autoridades e a população começaram a rejeitar o trabalho deles.

O longa foi protagonizado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Rick Moranis, Ernie Hudson, Annie Potts, Peter MacNicol, Harris Yulin e David Margulies.

Com um salto de 27 anos, o próximo filme dos Caça-Fantasmas chegou ao público em 2016. O novo enredo acompanhou Erin Gilbert (Kristen Wiig) e Abby Yates (Melissa McCarthy), que dividem a autoria sobre um livro que fala acerca da existência de fantasmas, ao passo que Patty Tolan (Leslie Jones) presencia e relata estranhos acontecimentos no metrô em que trabalha. Juntamente com Jillian Holtzmann (Kate McKinnon), elas formam uma equipe que pretende salvar a cidade de uma ameaça paranormal.

Leia mais:   Oscar 2024: 'Oppenheimer' é o grande ganhador com 7 estatuetas

Com um título simples e direto, Caça-Fantasmas trouxe para as telas pela primeira vez uma equipe de caçadoras mulheres. O elenco do filme é composto também por Chris Hemsworth, Neil Casey, Karan Soni, Charles Dance, Sigourney Weaver e Bill Murray.

Cinco anos se passaram até que a franquia fosse retomada mais uma vez. Em 2021, Ghostbusters: Mais Além foi lançado e arrecadou uma bilheteria milionária.

Estrelado por Finn Wolfhard (Stranger Things), Mckenna Grace (Gifted), Carrie Coon (Garota Exemplar), Sigourney Weaver (Alien, o Oitavo Passageiro), Bill Murray (Feitiço do Tempo), Dan Aykroyd (Os Irmãos Cara-de-Pau) e Paul Rudd (Homem-Formiga), a nova versão conquistou uma nova geração de fãs e marcou o ponto de reinício da franquia.

Previsto para ser lançado em abril de 2024, a continuação, intitulada Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, promete voltar às origens do filme de 1984, apresentando também os personagens usando os figurinos clássicos que ficaram tão firmados na cultura pop.

Geleia e o Boneco de Marshmallow, ícones da cultura pop

Embora a franquia tenha passado por diversas adaptações, alguns de seus elementos mais marcantes permaneceram intactos em quase todos os formatos, a exemplo de alguns fantasmas.

Originalmente chamado de Slimer, o personagem Geleia apareceu em quase todos os filmes lançados até o momento, incluindo as séries animadas e até mesmo os jogos de videogame dos Caça-Fantasmas.

Leia mais:   Beetlejuice 2: novidades da sequência de Tim Burton

O fantasma verde, guloso e viscoso foi esculpido pelo artista de efeitos especiais Steve Johnson e custou uma média de 300 mil dólares para ser desenvolvido, além de seis meses de produção até que ficasse pronto para ser visto como o conhecemos nas telas.

Para os fãs e amantes do vilão, a boa notícia é que Slimer poderá ser visto na sequência Ghostbusters: Apocalipse de Gelo. No último e inédito pôster que foi lançado do longa, o fantasma aparece ao lado da nova vilã, que tem o poder de matar as vítimas com seus próprios medos.

Já o Boneco de Marshmallow, que ocasionalmente aparece nos filmes como um monstro gigante, desajeitado e paranormal, teve sua primeira aparição em Os Caça-Fantasmas, de 1984, onde apareceu como uma manifestação física e forma de uma divindade apocalíptica.

geleia caças-fantasmas

Fantasma conhecido como Geleia

O carro dos Caça-Fantasmas

Batizado com o nome Ecto, o Cadillac ano 1959 era o meio de transporte oficial dos Caça-Fantasmas durante os dois primeiros longas da franquia.

Uma curiosidade interessante sobre o veículo é que só existiram três de seu modelo: dois feitos para os filmes, e um terceiro, que ficava exposto em um parque da Universal Studios.

Em 2008, o veículo usado nos longas entrou em um leilão e recebeu propostas milionárias.

O uniforme dos personagens

Assim como diversos outros personagens que se firmaram no imaginário do público, os Caça-Fantasmas ficaram conhecidos pelos trajes que usavam quando estavam em missões.

Comumente recriados em convenções de fãs, o traje, que conta com um macacão, foi retomado no mais recente filme, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, que tem como intuito remeter às origens da franquia.

Quem morreu do elenco?

No começo de 2022, o cineasta Ivan Reitman faleceu e deixou os fãs e o elenco dos Caça-Fantasmas de luto. O produtor e diretor da franquia também foi responsável por grandes outros títulos da comédia norte-americana.

Leia mais:   Música: Camila Mendes estrela novo filme do Prime Video

Anterior a morte dele, o ator Harold Ramis morreu aos 69 anos de idade, em 2014, decorrente de uma vasculite autoimune. Ele foi o responsável por dar vida ao personagem Dr. Egon Spengler nos dois primeiros longas da franquia. De extrema importância, seu personagem apareceu em uma homenagem póstuma no filme Ghostbusters: Mais Além.

Música tema da franquia

O tema original dos filmes, a canção intitulada Ghostbusters, foi lançada em 1984 pelo cantor Ray Parker Jr. O sucesso da música foi tão grande que ela chegou a alcançar o primeiro lugar na lista da Billboard Hot 100.

Até hoje, a letra “Se houver algo estranho em sua vizinhança, para quem você vai ligar (ghostbusters)?” evoca memórias nostálgicas nos fãs da franquia.

Desenho animado

Refletindo o estrondoso sucesso dos filmes, em meados de 1986, o desenho animado Os Verdadeiros Caça-Fantasmas invadiu as telinhas. Baseada no filme homônimo de 1984, a trama foi exibida no Brasil pela Rede Globo.

Com o sucesso entre o público infantil, a série foi renomeada em 1988 e passou a ser chamada de Geleia e os Caça-Fantasmas. Houve também mudanças nos traços dos personagens, que ganharam mais detalhes artísticos. Com sete temporadas lançadas, a animação rendeu 147 episódios e chegou ao fim em outubro de 1991.

Em 1988, estreou a série spin-off As Aventuras de Geleia, baseada em histórias do fantasmas guloso e seus amigos como Fred, o cachorro, Junior, Catherine e Jason.

Geleia também participou de um especial que reuniu vários outros personagens de desenhos famosos, intitulado Cartoon All-Stars to the Rescue, ao lado de Alf, Michelangelo das Tartarugas Ninjas e os Smurfs.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários