Skip to main content

Identidade do vilão foi revelada na série Os Anéis de Poder

Muito antes da série Os Anéis de Poder estrear no Prime Video, os fãs da saga O Senhor dos Anéis já sabiam que o mistério acerca da identidade de Sauron seria um dos pontos altos da trama. Sempre envolto em uma atmosfera sombria, ele é com certeza o personagem chave dessa história épica.

O Pop Séries! preparou um investigação digna do mais alto escalão do FBI, e vai revelar segredos impressionantes sobre esse personagem.

O Senhor das Trevas

Desde o início da trama de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, Sauron está desaparecido da Terra Média, mas sua nefasta influência ainda paira por todo o lugar e assombra os moradores.

Galadriel (Morfydd Clark) acredita que o vilão está vivo e esperando o momento propício para retornar, e passa a buscá-lo em todos os lugares.

Segundo os livros de Tolkien, Sauron é uma divindade capaz de assumir a forma de outros seres, e uma das teorias é a de que ele está disfarçado buscando recuperar as suas forças.

Os fãs passaram a suspeitar de quase todos os personagens da trama, buscando encontrar a identidade do vilão, mas com o desenrolar da história vários nomes foram descartados.

Um dos nomes que parecia saber mais do que revelava sobre Sauron era Adar (Joseph Mawle). Ele é conhecido por formar Mordor, e é chamado de pai dos orques. No começo da série, vemos que ele está buscando a espada do vilão Sauron e era até reverenciado pelas criaturas vilanescas. Mas a trama revelou que ele foi o responsável por matar Sauron, vingando-se do vilão por ter sacrificado seus filhos.

Leia mais:   Senhor dos Anéis: Sauron dá início ao seu império na 2ª temporada

Outro personagem que ganhou destaque na teoria sobre a identidade do Senhor das Trevas é o elfo albino, um personagem mais que enigmático que se encaixava no contexto nefasto. Ele era uma espécie de anjo caído, pois seu jeito absolutamente sombrio contrastava com suas vestes brancas e sua aparência, que o aproximava dos deuses.

O Estranho (Daniel Weyman) também foi alvo de suspeitas. Sua chegada à Terra Média, através de uma bola de fogo, sua capacidade em roubar o calor dos seres vivos e a luz das chamas deixaram esse ser misterioso como um dos grandes candidatos a ser a personificação do mal.

Por fim, Halbrand (Charlie Vickers) era o último suspeito, que acabou se tornando rei das Terras do Sul. Ele não revelou quase nada sobre o seu passado, e sempre esteve envolto em uma cortina de mistérios.

Halbrand, interpretado por Charlie Vickers

A identidade de Sauron é revelada

Decidida a saciar a curiosidade dos fãs, a série revelou a verdadeira identidade do Senhor das Trevas, e escolheu o óbvio. Sauron é Halbrand!

Nas obras de Tolkien, Sauron vem é apresentado como Annatar e se passa por um enviado dos deuses, enganando os elfos e forjando os Anéis de Poder. Essa passagem do livro fez com que muitos imaginassem que Sauron seria um elfo ou outra criatura mais “divina”.

Já na série, quando Halbrand é enviado para Eregion, uma cidade élfica, para que se recupere de alguns ferimentos, vemos ele se interessar muito pelo ofício de Celebrimbor (Charles Edwards), que acaba lhe dando uma valiosa dica: usar mithril para restaurar o poder élfico na forma de anéis. E é nesse ponto que descobrimos que Halbrand é Sauron.

Leia mais:   Senhor dos Anéis: Sauron dá início ao seu império na 2ª temporada

Resumo completo da saga O Senhor dos Anéis

A série deu dicas da revelação?

Sim, e foram dicas muito bem elaboradas. Primeiro pelo fato de Halbrand falar que veio das Terras do Sul, exatamente o mesmo local da construção de Mordor.

Outra dica interessante é o fato de Halbrand ser rei de um povo que já serviu ao Lorde das Trevas. Sem falar que o personagem sabia lidar com maestria com a forja. Na mitologia do autor, sabemos que Sauron serviu Aulë, o deus-ferreiro, antes de se corromper por Morgoth.

Por fim, e não menos importante, há a batalha que Halbrand travou contra Adar, o pai do orques. Sabemos que Adar traiu Sauron, e durante o confronto Halbrand pergunta se o orque não conhecia.

Assista à O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder no Prime Video (ganha 30 dias grátis)

Sauron: uma breve história

No início dos tempos, Sauron era um dos mais poderosos Maiar (espíritos Ainur de linhagem inferior que desceram à Arda) e também aprendiz de Aulë.

Durante a primeira Era, ele é antagonista, como é registrado na Balada de Leithian. Após sua derrota, Sauron foi intimado a comparecer a um julgamento para saber da sua pena. E foi aqui, com medo das consequências, que ele fugiu e começou a tornar-se o ser maléfico que conhecemos.

Quanto à forja dos anéis, Sauron foi para Orodruin, também conhecida como a Montanha da Perdição. Envolto em muita magia, os anéis eram capazes de dominar qualquer um que ficasse com sua posse.

Leia mais:   Senhor dos Anéis: Sauron dá início ao seu império na 2ª temporada

Em pouco tempo, Sauron já havia conseguido expandir seu domínio nefasto por toda a Terra Média, aproximando-se dos Portos Cinzentos. Mas Gil-galad, senhor do lugar, convocou os habitantes da ilha Númenor, que eram homens muito fortes e extremamente habilidosos, para formarem um exército contra Sauron.

Para espanto de todos, Sauron fingiu se render e foi levado como prisioneiro pelo rei Ar-Pharazôn até a pequena ilha.

Temos que ressaltar a inteligência e astúcia de Sauron, que logo acabou virando o conselheiro do rei, e o incentivou a iniciar uma guerra.

Enquanto o Senhor das Trevas deleitava-se com a situação trágica que criou, ele acabou se afogando e ficou desfigurando. Ao voltar para Mordor, ele criou uma armadura para encobrir seu terrível aspecto.

Toda a mitologia de Tolkien relata inúmeras batalhas onde Sauron quase dizimou todos os elfos e outros seres. Mas foi pelas mãos de Isildur que o anel governante foi arrancado de Sauron, que enfraquecido fugiu para Dol Guldur, ao sul da Floresta das Trevas por 400 anos.

Sauron é com certeza um dos personagens mais interessantes e mais complexos da saga, e gera um misto de encanto e medo nos leitores. Emblemático e muito inteligente sua construção é capaz de fascinar os mais diferentes leitores.

A 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está em produção pelo Prime Video.

Organize sua maratona com o nosso Planner!