Skip to main content

Freddie Highmore interpreta o doutor Shaun Murphy

Protagonizada por Freddie Highmore, The Good Doctor acompanha a vida de um jovem cirurgião chamado Shaun Murphy.

Portador da síndrome de Savant (o autismo), ele se muda para uma cidade do interior e passa a trabalhar em um hospital de prestígio, em San Jose, na California. Os seus dons o ajudam a salvar vidas e a se comunicar com seus pacientes. Mas o convívio social com os outros médicos é algo complicado para o personagem.

 

The Good Doctor é baseada em fatos reais?

The Good Doctor é inspirada na premiada série sul-coreana, de 2013, com o mesmo nome. E Freddie não tem autismo de verdade.

O ator é mais conhecido pelo seu papel em Bates Motel, onde viveu o assassino Norman Bates de Psicose (1960). Freddie ficou tão envolvido com a narrativa da série médica que também trabalhou atrás das câmeras: como produtor e escritor.

Já os roteiristas tiveram que fazer muita pesquisa para retratar o autismo de Shaun com veracidade. David Shore, o criador do programa, revelou que parte da preparação deles envolvia assistir à documentários e consultar pessoas semelhantes ao personagem.

Aliás, muitos dos atores que participam do show têm autismo. A atriz Vered Blonstein, por exemplo, aparece em um episódio de The Good Doctor como Lana Moore, uma paciente que sofre com a condição.

  Os Bórgias: série é baseada em fatos reais?

Freddie Highmore estudou muito sobre o autismo

O ator se aprofundou em estudos do distúrbio quando decidiu aceitar o papel. Na vida real, Highmore não tem nenhuma deficiência de desenvolvimento. Em uma entrevista ao Los Angeles Times, ele revelou que contratou um consultor em tempo integral que o supervisiona para ajudá-lo a aprender.

“David Shore, nosso maravilhoso escritor principal e showrunner, e eu nos sentamos antes do piloto – e também entre fazer o show – com o consultor que ainda temos”, contou Highmore no podcast da ABC Popcorn With Peter Travers . “E [nós] também trocamos livros e peças de literatura e documentários que consideramos úteis ou nos deram algum tipo de visão sobre como construir este personagem muito particular.”

Onde assistir a The Good Doctor?

A série tem um total de 7 temporadas e seu último episódio foi exibido em 2024. Atualmente, The Good Doctor está disponível no Brasil pelo canal Sony e pelo Globoplay.

Confira um resumo das temporadas da série:

1ª temporada (2017-2018)
Shaun Murphy, um jovem cirurgião com autismo e síndrome de Savant, começa a trabalhar no Hospital San Jose St. Bonaventure. Ele enfrenta ceticismo e preconceito, mas prova sua habilidade excepcional na cirurgia, ganhando lentamente a confiança de seus colegas.

2ª temporada (2018-2019)
A temporada aborda a saída do Dr. Jared Kalu e lida com a descoberta de um tumor em Glassman, o mentor de Shaun. Shaun também enfrenta desafios pessoais, incluindo o desenvolvimento de uma relação romântica.

  Sex and the City: quantas séries e filmes existem?

3ª temporada (2019-2020)
Shaun experimenta um grande crescimento pessoal e profissional, navegando por suas primeiras experiências amorosas e lidando com complicações médicas intensas no hospital.

4ª temporada (2020-2021)
A equipe médica enfrenta a pandemia de COVID-19, com episódios focando nos desafios trazidos pela crise de saúde. Shaun e Lea passam por altos e baixos em seu relacionamento.

5ª temporada (2021-2022)
Shaun e Lea planejam seu casamento enquanto enfrentam novos desafios no trabalho. A temporada também foca na transição de liderança no hospital e as implicações disso para a equipe.

6ª temporada (2022-2023)
Shaun assume mais responsabilidades como médico sênior e enfrenta novos obstáculos na sua vida pessoal. A série continua a explorar temas de inclusão e aceitação.

7ª temporada (2024)
A temporada final lida com as conclusões das histórias principais dos personagens, dando um desfecho às trajetórias pessoais e profissionais de Shaun e seus colegas no hospital.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários