The Good Doctor » Pop Séries

The Good Doctor

Shaun Murphy, um jovem cirurgião com autismo e síndrome de Savant, é recrutado para a unidade cirúrgica de um hospital de prestígio. Conheça a trama de The Good Doctor: O Bom Doutor.

Estreia: 2017.
Criador: David Shore.
Elenco: Freddie Highmore, Nicholas Gonzalez e Antonia Thomas.
Canal: ABC/Globoplay, Sony e GNT (BR).

ELENCO

Protagonizada por Freddie Highmore, The Good Doctor acompanha a vida de um jovem cirurgião chamado Shaun Murphy.

Portador da síndrome de Savant, ele se muda para uma cidade do interior e passa a trabalhar em um hospital de prestígio, em San Jose, na California. Os seus dons o ajudam a salvar vidas e a se comunicar com seus pacientes. Mas o convívio social com os outros médicos é algo complicado para o personagem. 

The Good Doctor é baseada na premiada série sul-coreana, de 2013, com o mesmo nome. 

O ator Daniel Dae Kim notou a série pela primeira vez e comprou os direitos de sua produtora. Ele começou a adaptar a série e, em 2015, e conseguiu apresentar a ideia para CBS, que decidiu não criar um piloto. No final, a Sony Pictures Television e Kim elaboraram um acordo e contrataram David Shore, criador do drama médico House, para desenvolver o programa.

Nos EUA, a série é transmitida pelo canal ABC. 

Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore): residente cirúrgico com autismo. Entre as suas habilidades mais notáveis está a memória fotográfica.

Dr. Neil Melendez (Nicholas Gonzalez): cirurgião cardíaco responsável pelos residentes cirúrgicos.

Dra. Claire Brown (Antonia Thomas): uma residente cirúrgica que faz uma estreita amizade com Shaun. Claire é conhecida por sua empatia e maturidade emocional, e geralmente é muito paciente e compreensiva ao se comunicar com Shaun.

Dr. Marcus Andrews (Hill Harper): cirurgião especialista em cirurgia plástica, ex-presidente e ex-chefe de cirurgia.

Dr. Aaron Glassman (Richard Schiff): presidente do Hospital San Jose St. Bonaventure e ex-neurocirurgião assistente, mentor e amigo de Shaun desde os 14 anos.

A 1ª temporada teve uma aprovação de 62% no Rotten Tomatoes. O site diz: “The Good Doctor tem um desempenho sólido da liderança, mas sob todo o artifício emocionalmente manipulador, ainda há muito espaço para melhorar.”

A série foi um dos pilotos mais bem-sucedidos em 2017, contrariando todas as previsões. Agora é um dos dramas mais assistido na televisão nos EUA, superando favoritos como This Is Us.

David Shore já produziu vários sucessos na TV. Ele é um produtor de sucesso responsável por criar vários shows, incluindo Traders, Law & Order e o famoso drama médico House.

Shore explicou a ideia da série para a Indiewire: “Esse é um personagem que as redes podem ter medo de colocar na TV, com medo de que ele não seja identificável há dez anos. Eu acho que o mundo está melhorando, apesar de algumas evidências do contrário. Estamos assistindo a um personagem que não estamos acostumados a ver na TV e nos relacionamos com ele.”

Freddie Highmore inicialmente recusou o papel do Doutor Shaun Murphy. O motivo: ele tinha acabado de passar cinco temporadas trabalhando em Bates Motel e relutava em mergulhar em outra série. No final, o ator teve poucos dias de descanso entre as gravações de uma série e a outra.

O ator ficou tão envolvido com a narrativa que também trabalhou atrás das câmeras: como produtor e escritor. 

Já os roteiristas tiveram que fazer muita pesquisa para retratar o autismo de Shaun com veracidade. David Shore, o criador do programa, revelou que parte da preparação deles envolvia assistir à documentários e consultar pessoas semelhantes ao personagem.

Aliás, muitos dos atores que participam do show têm autismo. A atriz Vered Blonstein, por exemplo, aparece em um episódio de The Good Doctor como Lana Moore, uma paciente que sofre com a condição.