Sessão de Terapia foi uma das melhores surpresas da televisão paga brasileira em 2012. Exibido pelo GNT , seriado é baseado na série israelense BeTipul, que também ganhou sua versão americana chamada In Treatment. O formato consiste em episódios de meia hora, em que um paciente fala de seus dilemas a um renomado psicoterapeuta.
A versão brasileira não conta com muitas inovações em relação ao roteiro e aos desfechos das histórias. O diretor Selton Mello adaptou características das personagens para aproximar o telespectador da trama. O personagem Alex, na versão americana, é um piloto de caça que procura terapia, após bombardear uma escola e matar 16 crianças. No Brasil, Breno Dantas é um atirador de elite que é responsável pela morte de um menino durante uma operação numa comunidade carente.
Com muita sutileza e sensibilidade, Selton Mello demonstrou seu talento em captar a essência do comportamento humano. Não é a toa que ele tenha escolhido dirigir uma série tão profunda como Sessão de Terapia. Como em seus filmes “Feliz Natal” e “O Palhaço”, o diretor conseguiu retratar a densidade e a complexidade dos personagens envolvidos.
A boa escolha do elenco também foi primordial para o sucesso da série. ZéCarlos Machado, finalmente, ganhou um papel digno de seu talento. Em sua interpretação como o terapeuta Theo, o ator mostrou o lado humano de um profissional que, além de esforçar-se para ajudar seus pacientes, precisa lidar com o casamento fracassado, com a ausência na educação dos filhos e com a paixão de uma paciente.
Sessão de Terapia proporciona também a oportunidade de reconhecer a competência de atores como Maria Fernanda Cândido, Mariana Lima, Maria Luiza Mendonça e Selma Grei. Além disso, tornou mais conhecido o trabalho de Sérgio Guisé e revelou o talento de Bianca Muller, no papel da adolescente Nina.
O GNT ainda não confirmou a segunda temporada da série. Caso, Selton Mello decida embarcar novamente nesta experiência tão reveladora, podemos esperar personagens muito intrigantes. Uma advogada bem sucedida que possui problemas de relacionamento; uma universitária com câncer; um garoto de 12 anos que sofre com a separação dos pais e um executivo com síndrome de perfeição.
A sexta-feira continuará sendo dedicada a sessão de Theo com sua terapeuta Dora, em que os problemas enfrentados por ele na primeira temporada influenciarão seu modo de viver e de trabalhar.