Atrações como The Last Ship são exibidas na televisão com a premissa de enaltecer heróis que doam suas vidas para o bem da humanidade. Um navio da marinha dos EUA recebe a missão de salvar o mundo após uma catástrofe mundial, em que um vírus letal mata 80% da população do planeta.
Comic-Con 2014: elenco de The Last Ship fala sobre primeiro ano
Comandado pelo militar Tom Chandler (Eric Dane), a tripulação tenta ajudar a cientista Rachel Scott (Rhona Mitra) a encontrar uma vacina capaz de curar a doença. A série é baseada no livro homônimo de William Brinkley, lançado em 1988. A trama muito bem construída, com cenas de ação e suspense, e a boa interpretação contribuíram para um bom resultado na primeira temporada exibida.
Porém, um ponto que pode ser considerado ultrapassado na história é a velha competição entre Rússia e Estados Unidos. Mesmo reconhecendo que a obra literária foi escrita durante o período da Guerra Fria, a televisão americana ainda insiste em reafirmar o patriotismo do país com a receita de transformar os russos em inimigos implacáveis e de moral duvidosa.
Exibir um seriado sobre um órgão militar exige uma certa cautela por parte dos roteirista. O protagonista, por exemplo, exibe uma conduta exemplar de sacrifício e autoexigência no comando do navio. Além disso, é um homem de família exemplar que resiste ao charme da doutora Scott e não desiste de procurar por sua família. Porém, os arcos narrativos coadjuvantes não mostram muita criatividade ao explorar histórias de traição entre os tripulantes ou casos de amor proibidos como o de Danny e Kara.
Comic-Con 2014: The Last Ship comemora renovação do segundo ano
No desfecho do primeiro ano, Tom percebe que a criação da vacina foi um desafio pequeno em comparação as transformações que o mundo sofreu com a epidemia. Os novos episódios têm grandes chances de serem promissores, pois ele terá de lidar com fatos que fogem do seu comando e precisará sobreviver longe do navio que é considerado um paraíso do autocontrole.