Skip to main content

 

Continua após a publicidade..

spoilerA história da humanidade é complexa e repleta de variantes. Para quem conhece os conflitos modernos, sabe que a destruição completa da Terra nunca esteve tão perto com a Guerra Fria.

The Man in the High Castle é uma obra-prima do canal on-line Amazon. Baseada no livro homônimo de Philip K. Dick, a série explora uma realidade alternativa e aterrorizadora, em que os nazistas e japoneses saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade..

Elenco participa da NY Comic-Con 2015

Avassalado pela derrota, os EUA foram obrigados a viver de acordo com os regimentos e abusos de seus inimigos e tiveram o seu território dividido pelas potências. Tudo aqui é sombrio, injusto e violento. E é, neste contexto, que a protagonista Juliana Crain (Alexa Davalos) tenta entender a morte da meia-irmã. Antes do assassinato, a personagem recebe um filme misterioso, que revela a possibilidade de um mundo novo.

série The Man in the High Castle do AmazonEncantada com as imagens, Juliana deixa o namorado e decide integrar o movimento da rebelião. Na zona neutra, sem o domínio de nenhum dos exércitos, conhece Joe Black (Luke Kleintank) com quem compartilha seus receios e suspeitas. Ela não desconfia, no entanto, que o colega faz parte do grupo de agentes nazistas e que combater as frentes revolucionárias é a sua missão.

Amazon renova The Man in the High Castle e Hand of God

Outros problemas quanto à coexistência imposta surgem ao longo da narrativa. O companheiro de Juliana é acusado de traição e de possuir uma árvore genealógica ligada ao judaísmo. Sua irmã e sobrinhos são mortos em uma câmara de gás por sua escolha de proteger o paradeiro da namorada. Os nazistas planejam um grande ataque que culmina na tentativa de assassinato do príncipe do Japão em solo americano. E Hitler é apresentado no final da temporada em uma tentativa frustrada da oposição alemã de tomar o poder.

A trama envolvente mescla, com competência, uma fotografia primorosa em tons de cinza e vermelho. A ausência de cores reflete a inexistências dos conceitos de liberdade que norteiam as constituições e princípios ideológicos do ocidente.

As melhore séries de 2015

Mesmo com tanto terror, alguns personagens ainda demonstram que o mundo está pronto para mudanças. Nobusuke Tagomi (Cary-Hiroyuki Tagawa), o ministro dos Estados Pacíficos das Américas, é um deles. Ele demonstra ao telespectador que, mesmo sem descoberta da identidade do “Homem do Grande Castelo”, responsável pela criação dos filmes, ainda há esperança para sonhar.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".