Skip to main content

Contamos quais são os seus principais trabalhos em filmes e séries

Tom Hardy é um ator britânico mais conhecido por seus papéis nos filmes A Origem, Mad Max: Estrada da Fúria, O Regresso e Venom.

Edward Thomas Hardy nasceu em 15 de setembro de 1977, em Londres, Inglaterra. Filho único de um escritor e uma artista, ele cresceu em um ambiente criativo onde seu desejo de atuar foi apoiado pelos pais e começou a frequentar cursos de teatro desde cedo.

Apesar do início promissor, Tom Hardy enfrentou sérios obstáculos na carreira. Durante a adolescência e início da vida adulta ele lutou com o vício de drogas e álcool, o que fez com que fosse constantemente expulso de cursos e perdesse oportunidades de trabalho.

Aos 19 anos, depois de ganhar uma competição, Tom foi contratado como modelo por uma agência da indústria, mas foi logo desligado de empresa devido aos seus problemas com drogas. Ele, então, começou a estudar teatro na Richmond Drama School, mas novamente acabou sendo expulso. Depois disso, o ator continuou sua educação teatral na London Drama Theatre School.

A carreira de Tom em Hollywood teve início quando foi convidado para atuar na série Irmãos de Guerra, e começou a realmente decolar depois que ele decidiu entrar em um programa de reabilitação.

Filmes de Tom Hardy

Tom Hardy começou a chamar a atenção em 2001 com sua atuação em dois dramas militares: a aclamada série de TV Irmãos de Guerra e o filme Falcão Negro em Perigo. No ano seguinte, o ator ganhou o papel do vilão principal no filme Jornada Nas Estrelas: Nêmesis, onde contracenou ao lado de Patrick Stewart.

  Bill Skarsgård volta como o palhaço de 'It' em série da HBO

Depois das participações, Tom Hardy trabalhou por um tempo no teatro, na Inglaterra e nos Estados Unidos, tanto como ator quanto como diretor – e inclusive lançou uma companhia de teatro underground. Ele também fez diversos papéis em filmes para o cinema e para a TV, além de ser indicado ao prêmio de melhor ator na British Academy of Film and Television Arts por seu papel em Stuart: Uma Vida Revista (2007).

Em 2008, Tom participou do filme de comédia Rock’n’Rolla: A Grande Roubada, dirigido por Guy Ritchie, e no mesmo ano ganhou o prêmio de melhor ator no British Independent Film Award (o BIFA) por seu papel em Bronson. Em 2009, protagonizou a minissérie O Morro dos Ventos Uivantes e em 2010 atuou no blockbuster de ficção A Origem (2010), dirigido por Christopher Nolan.

No ano de 2012, Tom Hardy estrelou o drama Os Infratores e ganhou ainda mais fama ao interpretar o vilão Bane em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, papel para o qual precisou se preparar com um intenso treinamento físico. Em 2014, atuou novamente na TV, interpretando Alfie Solomons na série de gângsteres britânica Peaky Blinders.

Pode-se dizer que 2015 foi um ano de muito trabalho para Tom Hardy, mas sem dúvida também de enorme sucesso. Ele atuou em três filmes, e dois deles foram extremamente bem-sucedidos. Na aventura de ficção Mad Max: Estrada da Fúria, ele conseguiu o papel principal, pelo qual foi bastante elogiado. Também estrelou o filme Lendas do Crime interpretando dois infames mafiosos gêmeos. E em O Regresso fez o papel de John Fitzgerald, inimigo do personagem de Leonardo DiCaprio, pelo qual recebeu não apenas boas críticas, mas também uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

  O Casal Perfeito: Nicole Kidman é suspeita de assassinato em série

Em 2017, Tom Hardy voltou a atuar para a TV como o protagonista de Taboo, uma série criada por ele, juntamente com seu pai, Steven Knigh. No ano seguinte, ele estrelou como o anti-herói Venom no filme de mesmo nome, um spin-off de Homem-Aranha, que apesar de receber críticas medianas foi sucesso de bilheteria e rendeu uma continuação em Venom: Tempo de Carnificina, lançada em 2021.

Venom 3

Com o sucesso da franquia Homem-Aranha, a Sony Pictures está investindo cada vez mais em histórias do mesmo universo.

Em entrevista a Esquire, Tom Hardy disse que já planeja o terceiro filme de Venom e que espera a participação do Peter Parker na trama. Desde a estreia de Venom: Tempo de Carnificina nos cinemas, ainda não houve uma confirmação oficial da sequência.

Tom também atuou como co-roteirista e disse que tanto ele como o estúdio ficaram muito satisfeitos com o resultado. O ator comentou que a decisão de trazer o Homem-Aranha para a continuação não depende só dele.

“Se os dois lados [Sony e Marvel] estiverem dispostos, e for bom para os dois lados, não vejo motivo para não fazer o encontro. Eu tenho essa esperança, e tenho a intenção de pressionar para que isso aconteça. Faria de tudo para que acontecesse. Seria tolo da minha parte, seria como não querer ir aos Jogos Olímpicos quando estou correndo tão bem os 100 metros rasos”, brincou.

  Venom 3: filme da trilogia com Tom Hardy ganha data de estreia

Em Venom 2, o público viu mais da relação do jornalista Eddie Brock (Tom Hardy) com o seu hospedeiro alienígena – e sedento por cérebros humanos! Na trama, o criminoso Cletus Kasady (Woody Harrelson) está no corredor da morte, em busca de fama, até que é contaminado pelo vilão Carnificina. Agora o serial killer torna-se um dos inimigos mais psicopatas de Venom.

Tom Hardy: filmes e séries

Planeje a sua maratona com a nossa seleção dos melhores trabalhos do ator na TV e no cinema:

– Falcão Negro em Perigo (2001), disponível na HBO Max, Netflix e Paramont+.

– Irmãos de Guerra (2001), disponível na HBO Max.

– Stuart: Uma Vida Revista (2007), disponível na HBO Max.

– Rock’n’Rolla: A Grande Roubada (2008), disponível na HBO Max.

– A Origem (2010), disponível na HBO Max.

– Os Infratores (2012), disponível na Netflix.

– Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), disponível na HBO Max.

– Peaky Blinders (2014-2022), disponível na Netflix.

– Mad Max: Estrada da Fúria (2015), disponível na HBO Max.

– O Regresso (2015), disponível na HBO Max, Netflix, Prime Video, Star Plus e Globoplay.

– Taboo (2017), disponível na Netflix e Star+.

– Venom (2018), disponível no Disney+ e Globoplay.

– Venom: Tempo de Carnificina (2021), disponível na HBO Max.

taboo tom hardy

Tom Hardy como o protagonista da série Taboo

Organize sua maratona com o nosso Planner!