• De San Diego
A primeira temporada de 24 Horas estreou na televisão americana em 2001. A proposta narrativa não convencional, que dividia a contagem dos episódios por horas do dia, foi rapidamente aclamada pela crítica e público.
Após oitos anos sem viver o destemido agente Jack Bauer, recebeu a missão de ressuscitá-lo na televisão. A nova missão incluía novos integrantes ao elenco original – entre eles, o da parceira Yvonne Strahovski -, um diferente cenário para a trama e um título atualizado, 24: Live Another Day. “No decorrer das oito temporadas, nunca dissemos que tudo foi perfeito, mas fizemos o melhor de nós. Fiquei preocupado em honrar a franquia”, comentou o protagonista Kiefer Sutherland durante o painel da série na Comic-Con 2014.
O que o elenco de 24 Horas faz para manter a aparência?
Todos os episódios foram gravados em Londres, na Inglaterra, o que exigiu uma grande preparação da equipe de produção. “Lá as pessoas são bem cientes de seus direitos. Elas não saem da calçada para filmagem como Los Angeles. Foi incrível como a população respeitou a gravação”, relembra o ator, que esteve na feira na companhia do produtor executivo Jon Cassar.
Outro tema levantado durante o encontro foi a evolução do personagem durante os seus nove anos de existência na tela. “Quando assisti ao primeiro episódio era claro que Jack tinha esperança. Com tudo que aconteceu, ele acabou ficando mais agressivo. E isso que dá um tom diferente à história”, disse.
Cassar e Sutherland elogiaram a liberdade que tiveram ao criar o revival do seriado, antes programado para ser um filme. “Em algum nível, é difícil deixar o show”, revela o ator. Uma continuação ainda não foi discutida com a Fox, detentora dos direitos da atração, no entanto o final escolhido pelo produtor abre possibilidades para renovação. “Na década de 1980, o ator que passava a trabalhar para a TV ficava estigmatizado. Hoje, é diferente. Temos grandes produções como Sopranos, Game of Thrones e Ray Donovan. Ver o personagem crescer é uma das oportunidades mais gratificantes que tive”, resume Sutherland sobre a experiência de interpretar mais uma vez o anti-herói.
Presidente da Fox fala sobre renovação de Bones e 24 Horas
O painel encerrou em clima de descontração, enquanto Kiefer compartilhava algumas histórias embaraçosas sobre a filmagem da primeira temporada. “Um dia acabei indo a uma locação errada. Estava atrasado e no caminho fiquei sem combustível. Sai de terno pela avenida, carregando um galão, a procura de gasolina. Enquanto corria, escutei uma voz dos carros no trânsito: ‘Olha, é o Jack Bauer’. Eles achavam que eu estava gravando uma cena”, brinca. Quem sabe, esta seja a prova de que o personagem ainda ficará imortalizado por muitos anos no imaginário do público.