História estreou na década de 1960 e conquistou uma legião de fãs
É inegável que Star Trek promoveu grandes mudanças socioculturais ao longo dos anos.
A série, conhecida como Jornada nas Estrelas, é sucesso desde a década de 1960 e continua a conquistar até hoje fãs por todo o mundo.
Franquia Jornada nas Estrelas
Star Trek é uma franquia de ficção científica que começou em 1966 com a estreia da série de televisão original, criada por Gene Roddenberry. O programa segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise enquanto exploram o espaço, lidando com ameaças alienígenas e dilemas morais.
Ao longo dos anos, a saga cresceu e se expandiu para incluir várias séries de televisão, filmes, livros, jogos de vídeo e outras mídias. As séries e filmes apresentaram diferentes equipes de personagens, cada uma com suas próprias histórias e aventuras.
Jornada nas Estrelas a é conhecido por seus valores humanistas, como a diversidade, a tolerância, a diplomacia e a exploração pacífica do espaço. A tecnologia avançada também é um elemento central da narrativa, com destaque para a nave espacial USS Enterprise e seus dispositivos tecnológicos futuristas.
Alguns dos personagens mais icônicos da franquia incluem o Capitão James T. Kirk, Spock, Capitão Jean-Luc Picard, William Riker, Data, e outros.
Séries e filmes de Star Trek
Séries de TV
- Jornada nas Estrelas (1966-1969)
- Star Trek: The Animated Series (1973-1974)
- Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994)
- Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (1993-1999)
- Jornada nas Estrelas: Voyager (1995-2001)
- Jornada nas Estrelas: Enterprise (2001-2005)
- Star Trek: Discovery (2017- )
- Star Trek: Picard (2020- )
- Star Trek: Lower Decks” (2020- )
Filmes
- Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)
- Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)
- Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)
- Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)
- Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989)
- Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991)
- Jornada nas Estrelas: Generations (1994)
- Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996)
- Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998)
- Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002)
- Star Trek (2009)
- Além da Escuridão: Star Trek (2013)
- Star Trek: Sem Fronteiras (2016)
- Star Trek: Discovery – Calypso (2022)
Invenções de Star Trek
Com o anúncio de um novo show baseado na história intergalática, o Pop Séries! listou as principais invenções do seriado que são realidade no século 21.
Confira:
– Tradutor universal. Viajar para países exóticos não é mais uma tarefa impossível. Assim como o super tradutor utilizado no programa, que transformar dialetos alienígenas em inglês, aplicativos já disponíveis no mercado executam a mesma tarefa. Um deles é o Voice Translator da TalirApps, que promete decodificar mais de 71 idiomas (Klingon ainda não é aceito, infelizmente).
– Tablet. O computador portátil no seriado era utilizado para diversas finalidades: como localizar coordenadas de um planeta ou galáxia ou então para escutar músicas e assistir à vídeos – algo bem próximo do que fazemos atualmente.
– Holodeck. O artefato era utilizado para matar as saudades de casa dos tripulantes da Entreprise ou então reencontrar antigas paixões na forma de hologramas. A Universidade da Califórnia criou um projeto similar, mas ainda em estágio inicial. De qualquer forma, experimentar o mundo virtual não é algo que pertence só a ficção. Hoje em dia, um smartphone e um aplicativo já fazem parte do serviço.
– Broche comunicador. Toda a equipe do capitão Kirk carrega em seu uniforme o utensílio utilizado para as conversas e missões da nave. Atualmente, há modelos diversos no mercado que realizam o mesmo serviço – mas, sem o design arrojado.
– Inteligência artificial. Na atração, é possível conversar e pedir tarefas complexas de máquinas com grandes QIs. É claro que estamos ainda no estágio inicial com a Siri, nos celulares da Apple, e também com o sistema do Google Now. Mas já é um começo, não?
– Phaser. A arma de luz pulsada era uma das mais utilizadas pelo capitão. Os EUA utilizam um maquinário semelhante desde a guerra do Iraque. Conhecido como “dazzler”, o armamento emite sinais eletromagnéticos de radiação que podem imobilizar o inimigo.
– Medicina. Imagine receber vacinas e medicamentos sem a necessidade de sofrer com o desconforto de agulhas? Havia uma engenhoca na série que liberava um spray para curar a tripulação de ataques e doenças. Ainda em fase de testes, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, desenvolveu uma tecnologia similar que promete espalhar o medicamento no corpo em milissegundos através da pele.
– Teletransporte. Quem precisa de aviões quando há uma máquina de transporte à bordo? Estamos longe de concretizar a invenção, mas pesquisador já conseguiram separar prótons de átomos, condição vital para transporte a distância.
Jean-Luc Picard
Star Trek: Picard é uma série de televisão americana ambientada no universo de Jornada nas Estrelas, criada por Gene Roddenberry para o Amazon Prime Video. A série é estrelada por Sir Patrick Stewart, reprisando seu papel como Jean-Luc Picard, um personagem que ele interpretou anteriormente em A Nova Geração.
A história se passa 20 anos depois dos eventos de Jornada nas Estrelas: Nêmesis, e segue Picard em uma nova aventura que o leva a descobrir segredos sobre sua própria vida e sobre o universo. Ele é acompanhado por uma nova equipe de personagens, incluindo uma androide chamado Soji, que pode ter uma conexão com a misteriosa organização conhecida como Zhat Vash.
Ao longo da série, Picard enfrenta desafios e perigos, enquanto tenta proteger Soji e desvendar os mistérios que cercam sua existência. Ele também se reconecta com personagens antigos de sua vida, incluindo seu antigo colega da Frota Estelar, William T. Riker e o androide Data.
O programa, com três temporadas, aborda temas como envelhecimento, mortalidade, identidade, tecnologia e moralidade, enquanto explora um novo capítulo no universo de Star Trek.
Bem, apesar de realmente Star Trek ter utilizado objetos que naquela época não existiam e hoje existem, o artigo está equivocado. O tradutor universal, phaser, teletransporte, inteligencia artificial apareciam sim na série classica do capitão Kirk. Porém broche comunicador, tablet e hollodeck só apareceram na ST NEXT GENERATION dos anos 90.
Bem, apesar de realmente Star Trek ter utilizado objetos que naquela época não existiam e hoje existem, o artigo está equivocado. O tradutor universal, phaser, teletransporte, inteligencia artificial apareciam sim na série classica do capitão Kirk. Porém broche comunicador, tablet e hollodeck só apareceram na ST NEXT GENERATION dos anos 90.