Skip to main content

Gabriel Macht interpretou o personagem por nove temporadas

Na série Suits, Harvey Reginald Specter é um advogado corporativo, um dos sócios da Specter Litt Wheeler Williams e ex-Procurador Distrital Assistente do Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Nova York. Ele também é o marido de Donna Paulsen.

Depois de ser promovido ao cargo de associado sênior da Pearson Hardman, ele contratou como associado o jovem Mike Ross, um verdadeiro gênio com memória fotográfica que conseguiu passar no exame da ordem apesar de não ter cursado direito, de quem acabou se tornando um mentor.

Harvey Specter

Harvey cresceu em uma família humilde, em Riverside, Nova York. Quando era adolescente, descobriu que sua mãe estava traindo seu pai, porém não contou isso a ele, na tentativa de não o magoar. Mesmo assim, eventualmente sua mãe acabou abandonando os dois.

Enquanto trabalhava na sala de correspondência de uma grande empresa, Harvey conheceu Jessica Pearson, sua futura chefe e colega. Em uma ocasião, percebendo que um dos advogados da firma estava agindo de forma antiética, reportou o fato a Jessica, exigindo que ele fosse denunciado. Impressionada com a iniciativa e inteligência do jovem, ela se ofereceu para financiar os seus estudos em direito na faculdade de Harvard. Como esperado, ele teve um excelente desemprenho na universidade, onde também conheceu Dana Scott, uma rival na lei e amante ocasional.

Depois de se formar em 5º lugar em sua turma de Harvard, começou a trabalhar como assistente do procurador do distrito de Nova York, Cameron Dennis, por recomendação de Jessica, que desejava que Harvey ganhasse experiência prática em julgamentos. Foi lá que conheceu Donna Paulsen, que mais tarde seria a sua secretária. Quando descobriu que seu chefe estava ocultando provas em seus casos, Harvey decidiu sair do escritório do promotor público e ir trabalhar no escritório de Jessica, na época a Pearson Hardman. Donna foi junto com ele.

Leia mais:   Quem eram as criaturas de 'O Elo Perdido'?

Entrando na Pearson Hardman como associado “de segundo ano”, ele logo subiu na hierarquia e se tornou um associado sênior. Depois que Jessica e Harvey descobriram que o sócio-gerente, Daniel Hardman, estava desviando dinheiro da empresa, fizeram um acordo com ele para que entregasse sua parte da firma. Em decorrência disso, Harvey foi promovido a sócio júnior.

Tragicamente, logo em seguida, seu pai Gordon Specter, que há muito torcia para que ele fosse promovido, morreu de ataque cardíaco. Harvey tem visitado o túmulo do pai ocasionalmente desde então, simbolicamente compartilhando bebidas com ele.

 

Personalidade do advogado de Suits

Harvey é capaz de ser extremamente charmoso, persuasivo e brincalhão, embora nem sempre demonstre essas características. Sua boa aparência, sorriso fácil, confiança e carisma fazem dele um sucesso tanto com os clientes quanto com as mulheres. No entanto, muitas pessoas não gostam dele, possivelmente porque são expostas regularmente ao seu lado mais implacável. Os colegas de trabalho de Harvey na Pearson Hardman sentem uma combinação de admiração e ressentimento em relação a ele, especialmente Louis Litt. De acordo com Donna, isso ocorre porque “as pessoas simplesmente não gostam que ele esteja certo o tempo todo”. Isso provavelmente também é incentivado por sua obsessão em sempre vencer, utilizando-se de uma ética de trabalho e métodos pouco ortodoxos para um advogado.

Gabriel Macht: 10 curiosidades do ator que interpreta Harvey Specter em ‘Suits’

Embora tenha bastante dinheiro, devido à sua posição como sócio de um escritório de advocacia de primeira linha em Nova York, Harvey não é esnobe. Ao contrário do colega Louis, que prefere atividades, segundo ele, “de mais alto nível”, como a ópera e o balé, Harvey tem hobbies mais comuns, como filmes, esportes e carros. É claro que, ainda assim, ele usufrui desses prazeres nos mais altos padrões, como possuindo carros esportivos e sempre conseguindo ingressos para os melhores lugares em eventos esportivos.

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

Ele normalmente segue uma regra de não se apegar emocionalmente aos clientes, porque pensa nisso como uma fraqueza tanto para ele quanto para sua profissão, acreditando que, se as pessoas perceberem que ele se importa com algo, passarão por cima dele. Harvey dá muito valor à lealdade, lutando ao máximo por seus clientes e amigos próximos e acredita firmemente que essa deve ser uma via de mão dupla. Por isso, ele também tem uma tendência a atacar quando se sente traído, como quando Mike Ross aceita um acordo de Jessica e Harvey o demite do cargo de associado. Outro exemplo é quando Donna pede demissão da função de secretária e Harvey, além de recusar sua oferta de ajuda para a encontrar um substituto, exige que ela vá embora imediatamente.

suits

Harvey em Donna ficam juntos ao final de Suits

Apesar de suas muitas qualidades, Harvey tem problemas emocionais decorrentes de sua infância, onde teve de manter em segredo que sua mãe traía regularmente seu pai, fato que ele descobriu quando era adolescente. Inicialmente, ele havia concordado em manter o segredo, para não magoar seu pai, mas quando pegou sua mãe o traindo novamente, ele a expôs e cortou o contato com ela. Como resultado, tornou-se distante do resto de sua família e, mesmo em tempos de turbulência emocional, como quando seu pai morreu, ele preferiu ignorá-los e concentrar-se em sua vida profissional.

Leia mais:   Evan Peters aparece em quais temporadas de 'American Horror Story'?

Com tudo isso, Harvey não é alguém que confia facilmente e sua visão sobre relacionamentos é em preto e branco; ou ele confia completamente em uma pessoa ou não confia nela de forma alguma. Ele parece não notar a armadura impenetrável que construiu em torno de si, recusando-se mostrar às pessoas qualquer tipo de vulnerabilidade, e tentando se distanciar emocionalmente o máximo possível de todos. Como comenta com o colega Louis, “ele sempre esteve sozinho”. No entanto, ele é capaz de expressar seu lado mais afetuosos para com as pessoas próximas a ele, especialmente Mike, Donna e Jessica, por quem tem cuidado e preocupação.

Profissionalmente, Harvey se sente completamente confortável em ver as coisas em tons de cinza. Ele afirma que não irá violar as leis, como mentir sob juramento para vencer um caso. No entanto, se as circunstâncias forem desesperadoras e os objetivos corretos, como tirar Mike da prisão, ele está disposto a fazer tudo o que for preciso, incluindo entregar casos, participar de conluios e mentir para seus clientes. Ele também é um tomador de risco, às vezes recorrendo a blefes e apostas altas, como na ocasião em que chega a colocar um milhão de dólares de seu próprio dinheiro como garantia para conseguir um empréstimo para um de seus clientes.

Um bom resumo da personalidade e do caráter de Harvey Specter está em uma fala dele mesmo, em uma conversa com Sean Cahill: “Toda a minha vida eu fiz o que acho certo, mas sempre há alguém em algum lugar que me odeia por isso, porque acha que estou quebrando as regras. Bem, as regras não são certas ou erradas. Todos os limites que eu já ultrapassei, eu ultrapassaria de novo, porque estou em paz com o que está em minha alma.”

Organize sua maratona com o nosso Planner!