Se tem uma coisa que é inegável é o sucesso de John Wick no gênero de ação — e Bailarina é a prova disso. Com Keanu Reeves no papel principal, a saga conta a história de um matador profissional que, após a morte de sua esposa, vive recluso e tenta deixar o passado para trás. No entanto, tudo muda quando criminosos invadem sua casa, roubam seu carro e matam seu cachorro, um último presente de sua falecida esposa. Movido pela dor e pela sede de vingança, ele retorna ao submundo do crime, enfrentando mafiosos, antigos aliados e uma rede de assassinos implacáveis.
De lá para cá a franquia ganhou sequências e até uma série spin-off: De Volta ao Jogo (2014) Um Novo Dia Para Matar (2017) Parabellum (2019) Baba Yaga (2023), com o quinto longa-metragem em desenvolvimento. Em 2023, o Prime Video lançou a minissérie O Continental que tinha como foco a juventude de Winston Scott e na ascensão do famoso hotel-refúgio de assassinos, com ambientação nos anos 1970.
Bailarina estreia com a missão de abrir novas possibilidades para franquia e também ampliar o interesse do público feminino em histórias de ação — algo que Charlize Theron conseguiu realizar com Mad Max: Estrada da Fúria. Com direção de Len Wiseman (Anjos da Noite, O Vingador do Futuro), o longa-metragem é ambientado entre os eventos de Parabellum e acompanha a trajetória de Eve Macarro (interpretada por Ana de Armas), uma jovem treinada para se tornar uma assassina.
Logo no início da trama descobrimos que Eve perde o pai cedo, ainda criança, quando ele é brutalmente morto na sua frente. A garota, então, é resgatada por Winston (Ian McShane) que deixa sob os cuidados da misteriosa organização Ruska Roma. Lá, ela passa por um rigoroso e brutal treinamento para se tornar uma assassina profissional. Determinada a vingar a morte de sua família, Eve mergulha em um mundo de violência, códigos de honra e traições, além de figuras conhecidas de seu passado.
A trama é uma jornada de autoconhecimento para a protagonista, que na busca por seu passado acaba encontrando um homem desesperado para proteger o que mais ama (papel de Norman Reedus) e o famoso assassino John Wick, ou melhor o bicho-papão.

Ana de Armas está bem como protagonista de Bailarina e não decepciona. A mesma qualidade dos filmes de John Wick os fãs vão encontrar aqui: um enredo bem amarrado, cenas de perseguição de tirar o fôlego e muita troca de tiros. Eve praticamente tem os mesmos atributos de John e, em alguns momentos, consegue até superá-lo ao enfrentar os seus inimigos. O meu medo era que o personagem, para aproveitar a popularidade de Keanu Reeves, aparecesse como uma espécie de salvador ao longo da trama. Ainda bem que isso não acontece: Eve não precisa de um herói no cavalo branco. E isso fica bem claro.
Mesmo assim, os destinos dos personagens agora parecessem tomar rumos parecidos: os dois são perseguidos e têm as suas vidas em perigo. É muito possível, e talvez esse seja o plano, que Ana de Armas apareça no novo projeto em desenvolvimento da saga. Ian McShane também é figura recorrente, mesmo que apareça em poucas cenas.
É uma pena que o talento de Norman Reedus não tenha sido aproveitado. A sua participação é esquecível e bem frustrante, então não espere por muito se você é fã do ator e queria vê-lo em um papel diferente, longe de zumbis e motoqueiros. O longa ainda conta com Anjelica Huston, Gabriel Byrne, Lance Reddick e Catalina Sandino Moreno no elenco.
Fico bem feliz em saber que a promessa de apresentar uma protagonista feminina, completamente independente e autossuficiente foi cumprida. Só por isso, Bailarina já vale a sua visita ao cinema.
Filmes da franquia John Wick (clique e saiba mais)
- John Wick: De Volta ao Jogo (2014)
- John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017)
- John Wick 3: Parabellum (2019)
- John Wick 4: Baba Yaga (2023)
- Bailarina (2024 – spin-off)
- John Wick 5 (em desenvolvimento)