Com estreia para 3 de novembro, 'His Dark Materials' promete versão mais adulta do que o filme » Pop Séries
Notícias

Com estreia para 3 de novembro, ‘His Dark Materials’ promete versão mais adulta do que o filme

Por 1 de novembro de 2019 Sem Comentários
his dark materials

Para que assistiu ao filme Bússola de Ouro, de 2007, a nova série da HBO não será tão familiar. A nova versão para o clássico escrito por Philip Pullman recebeu o nome de His Dark Materials.

Na história, uma jovem órfão, Lyra Belacqua (Dafne Keen), busca por um amigo que está desaparecido. Com habilidades que ainda desconhece, a protagonista acaba se envolvendo em uma trama sinistra envolvendo crianças roubadas e um fenômeno misterioso chamado “Poeira”.

“Eu pensei que estava na hora dos livros ganharem um espaço que lhes permita liberdade”, disse o produtor executivo Jane Tranter, durante a San Diego Comic-Con. “O espaço da televisão [nos permite] esticá-lo e tocar as notas que Philip Pullman escreveu nos livros”. Tranter também revelou que trabalho na compra dos direitos da história por anos, antes do interesse do canal no projeto. “Demorou um pouco para a HBO embarcar, não é uma série facilmente compreensível.”

Trailer de ‘His Dark Materials’ apresenta Lyra, personagem interpretada por Dafne Keen

A trama conta também com a presença de James McAvoy, que interpreta Lord Asriel, o tio de Lyra que tenta descobrir um mistério envolvendo uma cidade perdida. “Essa é uma história de amadurecimento de várias maneiras em torno de Dafne”, disse McAvoy. “Ela é uma jovem que está lidando com todos esses problemas e tentando se entender através deles. Ela está tentando entender também essa figura escorregadia que é a Sra. Coulter. É tão atraente”, comentou.

Coulter (Ruth Wilson) é uma suposta acadêmica que convida a menina para uma jornada ao Polo Norte, além de lhe oferecer um caminho na busca do melhor amigo desaparecido. “Philip Pullman nos deu licença para cavar um pouco mais fundo nela e para vê-la sozinha com seu macaco. Para ver quem ela é sem Lyra, e por que ela pode fazer o que faz. Isso, para mim, foi realmente fascinante. Por que ela tem um macaco? Por que ela pode se separar de seu daemon [uma representação em forma de animal da alma de cada pessoa] quando ninguém mais pode?”, comentou Wilson durante o painel.

Andrew Scott é confirmado na segunda temporada da série ‘His Dark Materials’

Vale lembrar que, na versão original da história, o inimigo de Lord Asriel é o Magisterium, uma poderosa organização religiosa que compartilha alguns paralelos com o catolicismo. Na adaptação cinematográfica, a organização foi modifica por conta de possíveis críticas. Mas Tranter disse em sua maior parte tudo o que está nos livros, está programa de televisão. Mas a intenção não é criticar a religião: “Philip Pullman, nesses livros, não está atacando a crença. Ele não está atacando a fé. Ele não está atacando a religião ou a igreja em si. Ele está atacando uma forma específica de controle – onde há uma tentativa muito deliberada de reter informações, manter as pessoas no escuro e não permitir que ideias e pensamentos sejam livres”, explicou.

His Dark Materials estreia em 3 de novembro na HBO.

 

Loading...
Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.