Skip to main content

Projeto mistura romance, história e realismo fantástico

Gastronomia e cultura. São duas palavras que caminham juntas na história da humanidade e que definem a identidade e cultura de um povo. Como Água para Chocolate, adaptação do romance de Laura Esquivel, tem como missão explorar esses temas, ao passo que revela os acontecimentos que levaram Revolução Mexicana em 1910.

Nesta história, Tita de la Garza e Pedro Múzquiz são duas almas profundamente apaixonadas, no entanto são proibidos de ficarem juntos por conta de costumes familiares. “Os protagonistas navegam em um mundo de realismo mágico e sabores ricos enquanto Tita luta entre o destino imposto a ela por sua família e sua luta pelo amor”, diz a sinopse.

Frustada com a sua realidade, Tita procura refúgio na culinária e algo inusitado acontece. Ela consegue canalizar seus desejos mais profundos nas receitas que cria, transformando por completo a vida daqueles que degustam de suas criações.

A obra ganhou adaptação para longa-metragem em 1992, com Lumi Cavazos no papel principal. Aqui a intenção é explorar mais a fundo a história de Laura Esquivel que, assim como outros escritores latinos, como Gabriel García Márquez, soube explorar com maestria o gênero do realismo fantástico.

Durante coletiva de imprensa Azul Guaita, que vive a protagonista Tita, conta como foi o seu primeiro contato com Como Água para o Chocolate. “Não cheguei a ver o filme nem a ler o livro na escola. Infelizmente, quero dizer, eu cresci na República Dominicana e lá eles costumavam me mostrar desenhos animados. Não tive a chance de me enriquecer com o romance. E a primeira vez que o li e vi o filme foi quando já fazia parte do elenco. Eles me disseram: ‘Não, você não viu, você não leu nada’. E eu disse: ‘Não’. E a primeira coisa que fiz foi assistir ao filme e pensei: ‘Uau! Vamos contar essa história’. Foi tão incrível e depois tive a oportunidade de ler o livro”, contou.

LEIA MAIS  Astronauta: série animada brasileira explora o universo

Ela também falou mais da abordagem à personagem na série: “Acho que adoro essa parte da Tita, o fato de ela não reprimir tanto seus sentimentos. Ela gosta de demonstrar amor, raiva e tristeza. E sim, ela obedece, mas sempre tentando defender seu ponto de vista. E não, não foi nada difícil nesse sentido, porque o fato de ser capaz de se conectar com essas emoções e ter de reprimi-las acaba fazendo com que algo saia. É como encher um vaso e, mais cedo ou mais tarde, algumas gotas vão sair.”

Andrea Chaparro falou dos desafios de interpretar Gertrudis, a responsável de afastar Tita de seu grande amor, em uma sociedade patriarcal e também revolucionária: “Gosto muito de Gertrudis, ela me ajudou a entender muitas coisas e acho que ela reflete muito a rebeldia e a luta constante que temos como mulheres todos os dias, como temos certos costumes ou estruturas ou programação, como uma mulher tem que ser. E é que sempre podemos ser mais fortes do que nunca. E o fato de que sempre podemos questionar e confiar para correr em direção à oportunidade, por mais vulneráveis que sejamos.”

Salma Hayek, que atua como produtora executiva de Como Água para Chocolate, falou sobre a importância de investir em histórias originais na América Latina. “Mas é a nossa cultura, é o nosso talento, são essas novas gerações maravilhosas. Cada um dos personagens dá muito ao projeto”, comentou. Ángeles Cruz, que vive Nacha, completou contando um pouco sobre a adaptação histórica: “Acho que o trabalho foi muito enriquecedor no sentido de que eles nos levaram a historiadores, nos deram uma espécie de palestra sobre o que estava acontecendo em diferentes partes do país, onde a história se passava, como os grupos da Revolução chegavam às fazendas, como lidavam com as mulheres, como se envolviam na luta armada e como era a vida nas fazendas.”

LEIA MAIS  Astronauta: série animada brasileira explora o universo

Completam o elenco Irene Azuela como Mamá Elena, Ana Valeria Becerril como Rosaura, irmã de Tita e rival no amor, Andrés Baida como Pedro, Mauricio García Lozano como Don Pedro Múzquiz, Ari Brickman como Don Felipe Múzquiz e Louis David Horné como Juan Alejandrez.

Como Água para Chocolate estreia em 3 de novembro, domingo, na HBO. Os episódios também estão disponíveis na plataforma da Max.

Confira o trailer:

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários