A sexta temporada de Castle reafirmou a capacidade que a série tem de se inovar a cada ano. Nenhum caso na delegacia de Nova York passou despercebido da simpatia dos protagonistas e boas histórias estiveram presentes em toda a narrativa.
Além do charme de Nathan Fillion, que vive o escritor, o seriado é conhecido por buscar uma visão pouco tradicional do gênero policial. Em Castle, sempre há espaço para comédia, intrigas, conspirações e romance. E todos esses ingredientes se misturam em perfeita harmonia, sem comprometer a verossimilhança da trama.
É por esse motivo que o tema do sexto ano da atração foi tão eclético: houve conflitos na CIA, viajantes do futuro, flashbacks dos anos 70, ataques ninjas, adolescentes com poderes paranormais e até o reaparecimento de um notório serial killer, Jerry Tyson. Os mistérios foram equilibrados com os preparativos para casamento de Richard e Beckett (Stana Katic) e pelo retorno do pai de Castle (papel do ganhador do Globo de Ouro e do Emmy, James Brolin).
Confira o guia de episódios da temporada
Os novos episódios serviram também para colocar um fim na vingança de Kate ao assassino de sua mãe. O senador Bracken representou uma ameaça a ser combatida por praticamente toda a existência do seriado. Sem provas para incriminá-lo, a detetive quase foi aniquilada na temporada passada. A chantagem de um suposto dossiê garantiu a paz por um tempo, mas o político corrupto foi finalmente incriminado com uma gravação escondida pela mãe Beckett. A existência da fita comprometedora, camuflada em um artigo de decoração, parece ter sido a solução encontrada pelos roteiristas para terminar de vez com este capítulo da história. O surgimento da nova evidência poderia, no entanto, ter sido mais elaborada: para uma investigadora que perseguiu por anos o culpado pelo crime, como a anotação em uma agenda passou desapercebida? Ainda mais quando a prova sempre esteve em seus pertences.
Veja foto do vestido de noiva de Beckett
A teoria conspiratória foi suficiente para sustentar a narrativa, mas a grande reviravolta não esteve ligada ao passado de Beckett. Depois de perseguir o ex-marido da noiva (que já havia se casado em Vegas), Castle dirigia para sua casa nos Hamptons, onde o a cerimônia da união do casal ocorreria. Um acidente provocado propositalmente por outro veículo jogou o escritor para fora da pista. Diferente de qualquer final já visto pelos espectadores da série, a sexta temporada encerrou com Kate observando o seu “final feliz” queimar no barranco. É claro que o crime abre novas possibilidades para a trama. Afinal, Castle não está morto. Então, o que aconteceu com o escritor? E quem está por trás da conspiração? Que venha mais mistério a ser solucionado.