Skip to main content

Katie Holmes e James Van Der Beek participam do elenco

Dawson’s Creek é uma série dramática exibida originalmente pelo canal The WB de 1998 a 2003. Ela é considerada uma das melhores séries do gênero.

No Brasil, a série foi transmitida pelo canal Sony e posteriormente pela Rede Globo e pela Record. Hoje, está disponível no catálogo do Prime Video. 

Vamos reviver um pouco dessa trama inesquecível?

Sinopse

A pequena cidade de Capeside, no interior dos EUA, é o local onde a trama é ambientada. Vamos acompanhar um grupo de jovens e sua entrada na vida adulta, com os desafios e medos que essa fase proporciona.

Antes de Dawson’s Creek, as produções voltadas ao público jovem seguiam o modelo caricato: jovens ricos que tem os seus problemas tratados de uma maneira superficial.

Eis que Dawson Lerry (James Van Der Beek) foi apresentado ao público. O jovem de 15 anos tinha o sonho de ser diretor de cinema e possuia uma criatividade fora do comum, com seus amigos Joey (Katie Holmes) e Pacey (Joshua Jackson) ele consegue alcançar todo o seu potencial criativo.

Tudo parecia em ordem na vida dos adolescentes até que Jen (Michelle Williams) chega à pequena cidade. A jovem rebelde com um comportamento destrutivo é expulsa de sua escola em Nova York e vai morar com sua avó religiosa em Capeside. A chegada de Jen altera a dinâmica dos personagens. Joey começa a perceber que seus sentimentos por Dawson podem ir além da amizade.

Ao longo das temporadas vemos como os personagens trabalham as questões da adolescência, cada vez mais complexas, que são apresentadas. O amadurecimento é difícil e a série deixa isso bem claro, sem glamorizar ou demonizar o processo, mas o mostra como ele é: difícil, necessário e inevitável, por mais que se tente protelar.

A segunda temporada é tida como uma das melhores entre as produções do gênero teen, abordando temas como a homossexualidade, religião, doenças mentais e morte. Essa fase da trama consegue ser altamente expressiva e representativa, e acabou ganhando o carinho de todos.

Kevin Williamson chegou a sair da série, mas voltou para escrever o episódio duplo que encerrou a trama. Com isso, o tom sensível voltou a ter destaque, com coerência e delicadeza, emocionando a todos.

Curiosidades de Dawson’s Creek

Joshua Jackson fez teste para o papel de Dawson, mas os produtores escolheram o ator para viver Pacey Witter. Só para constar que, entre seus concorrentes, estava Jason Biggs, o protagonista de American Pie.

–  Na fita em que Katie Holmes enviou para ser Joey Potter sua mãe fez o papel de Dawson.

– Mais de 500 atores fizeram a audição para viver de Dawson. No final, o criador da série, Kevin Williamson, decidiu “brigar” por James Van Der Beek que estava escalado para outro programa.

– O penteado de Dawson foi inspirado no personagem de Brad Pitt no filme Inimigo Íntimo (1997).

– O pai de Dawson morreu porque o ator John Wesley não gostou do rumo da trama e pediu para se afastar das gravações. Ele achou que o papel dos pais do protagonista estava muito pequeno no programa.

– Williamson sempre soube que Jack seria homossexual, entretanto ele só revelou no momento em que achou adequado para a narrativa.

Michelle Williams não queria que Jen morresse. A atriz ficou triste porque se houvesse um revival da série, ela definitivamente não estaria envolvida no projeto.

– Andie foi cortada do final do seriado. Meredith Monroe fez uma participação especial no último episódio para dizer adeus para Jen e teve uma conversa com Pacey na cafeteria do hospital. Porém, as cenas não foram exibidas.

– O roteiro as série é baseado na adolescência do próprio autor (Kevin Williamson).

– O nome do seriado faz uma referencia ao personagem Dawson (James Van Der Beek), mas é Joey (Katie Holmes) quem aparece nos 128 episódios da série.

– A casa de Dawson e Jen e o rio que leva até a casa de Joey ficam em Masonboro, na Carolina do Norte.

– A canção de abertura, I Don’t Want to Wait, de Paula Cole, foi a segunda escolha dos produtores.

– A série foi a primeira a mostrar um beijo romântico entre personagens gay no horário nobre.

Por onde anda o elenco da série?

Descubra como estão os atores que há 25 anos estrelaram Dawson’s Creek.

James Van Der Beek (Dawson)

dawsons creek

O astro, agora com 45 anos, continuou estrelando diversas produções para a televisão, com 65 títulos no IMDb e destaque para Pose (2018), What Would Diplo Do? (2017) e Vampirina (2017-2021). Ele é casado e tem seis filhos.

Katie Holmes (Joey)

dawsons creek

Holmes está com 44 anos e coleciona papéis de sucesso na TV e no cinema. No IMDb a estrela tem 50 títulos como atriz, 5 como diretora e 9 na produção, com destaque para: Batman Begins (2005), Não tenha Medo do Escuro (2010), A Dama Dourada (2015), e mais recentemente Alone Together (2022). Katie tem uma filha de 16 a nos, fruto de seu relacionamento com Tom Cruise.

Joshua Jackson (Pacey)

dawsons creek

Agora com 44 anos, Joshua é casado com a atriz Jodie Turner-Smith e tem uma filha. Após sua participação em Dawson’s Creek seu maior sucesso foi em The Affair, que ficou no ar de 2014 a 2019 com cinco temporadas.

Michelle Williams (Jen)

dawsons creek

A atriz, agora com 42 anos, recebeu quatro indicações ao Oscar, sendo a que obteve um maior reconhecimento de todo o elenco. Dentre seus diversos trabalhos de sucesso, podemos destacar: Sete Dias com Marilyn (2011) Oz: Mágico e Poderoso (2013), Sexy por Acidente (2018), Venom (2018), Showing Up (2022), e mais recentemente Os Fabelmans (2022). Sua filha, com 17 anos, é fruto de seu relacionamento com Heath Ledger, ela tem mais dois filhos com o atual marido.

Kerr Smith (Jack)

dawsons creek

Hoje com 50 anos, Kerr tem uma lista com mais de 45 atuações e uma direção. Entre os diversos projetos destacamos: Mentes Criminosas (2014), Os Fosters: Família Adotiva (2014-2018), Into the Dark (2019), Riverdale (2019-2020) e O Residente (2021).

Meredith Monroe (Andie)

dawsons creek

Monroe está com 53 anos e coleciona papéis memoráveis em diversas produções para a TV, totalizando a incrível marca de 77 títulos no IMDb. Com destaque para: Mentes Criminosas (2005-2013), Hart of Dixie (2011-2015), Castle (2015) e 13 Reasons Why (2018-2020).

Busy Philipps (Audrey)

Com 43 anos e 71 títulos como atriz e dois como diretora, Busy tornou-se um fenômeno nos Estados Unidos. Após estrelar em Dawson’s Creek ela também teve destaque em: As Branquelas (2004), Plantão Médico (2006-2007), O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (2008-2009) e Girls5eva (2021-2022).

Dawson’s Creek

A série abriu portas para muitos talentos serem descobertos e reconhecidos. Com um enredo bem escrito e diferente de tudo o que se tinha na época acerca do mundo teen, Dawson’s Creek veio para mudar a forma como os dramas do amadurecimento são levados ao grande público e tratou com excelência de temas até então pouco abordados em horário nobre.

Deixe nos comentários qual série clássica você quer ver aqui no Pop Séries, e nós preparamos o melhor conteúdo para você reviver o filme ou seriado que marcou a sua vida.