Dom: série nacional explora relação entre pai e filho no mundo das drogas
Amazon Prime VideoEspeciaisNotíciasSéries Brasileiras

Dom: série nacional explora relação entre pai e filho no mundo das drogas

Por 3 de junho de 2021 Sem Comentários
dom amazon

Série estreia no dia 4 de junho no Amazon Prime Video

Dom é baseada na história real de um dos assaltantes mais procurados do Rio de Janeiro no início dos anos 2000. Porém, Pedro Dom não é qualquer bandido. Ele é um jovem de classe média alta, com olhos azuis, viciado em cocaína e filho de um policial que, nos anos 70, tentou combater a chegada da droga no Brasil. A nova série nacional com direção de Breno Silveira, estreia nesta sexta-feira (4) no Amazon Prime Video.

Breno Silveira contou que conheceu Luiz Victor Dantas Lomba há 12 anos, quando ele insistiu para ser recebido na Conspiração Filmes. O diretor percebeu que tinha uma narrativa ímpar nas mãos por não apenas falar sobre drogas, mas mostrar intensa uma relação entre pai e filho que atuavam em lados opostos da moeda. “São duas figuras antagônicas, mas ambos tinham muita coisa em comum. Eram viciados em adrenalina e tinham um prazer muito louco pela vida”. 

Assista ao trailer de Dom

PUBLICIDADE

O roteiro é baseado em diversas fontes: no livro do próprio Victor, intitulado Beijo da Bruxa, na obra de Tony Bellotto (Dom) e também nos próprios relatos do pai sobre o filho que foram concedidos ao diretor. Victor foi diagnosticado com câncer de pulmão e morreu antes do lançamento do programa. “Quando ele foi internado, eu recebia textos de 20 ou 30 páginas de que ele nunca havia colocado no livro. Era o que ele sentia pelo filho e como eles se amavam”, disse Silveira.

Gabriel Leone  foi escolhido para o papel do protagonista por conta do seu sorriso franco e genuíno, muito similar ao de Pedro Dom. “O personagem tem um lado luz e outro sombra. Estive com pessoas que me contaram experiências horríveis que tiveram com Pedro e outras que disseram histórias sorrindo e mostrando que sentiam saudades”, contou o ator.

dom serie amazon

Pedro Dom (Gabriel Leone) e Victor (Flavio Tolezanic) vivem uma intensa relação em Dom

As gravações foram realizadas durante quatro meses e contaram apenas com locações reais. Para ambientação, foram utilizadas três favelas diferentes para a contextualização dos anos 70, das comunidades da atualidade e uma destinada para as cenas de ação. Aliás, o baile funk tinha cerca de 400 figurantes. Leone contou que interpretar Dom com uma grande produção exigiu muita atenção para não perder a sutileza. “Estávamos muito de mãos dadas. Por mais que fosse pesado, nós sempre mantínhamos um clima leve. Existia uma concentração e foco, mas fizemos um compromisso de nos divertir no trabalho”. 

Em muitos momentos, o protagonista prioriza o silêncio mostrando suas intenções no olhar e nos gestos. Esse detalhe foi muito enfatizado por Breno Silveira e fortaleceu a atuação de Gabriel. “Tenho buscado em meu trabalho a potência do silêncio. É uma oportunidade de contar uma história que não está no papel, além do que está sendo dito”, afirmou o ator. 

Flavio Tolezanic (Verdades Secretas) confessou que se sentiu pressionado com a missão de interpretar Victor Dantas, mas que o roteiro lhe deu muita segurança. “Eu gosto abordar esses temas, porque vai além do trabalho artístico e serve também como um tipo de serviço. Ele desperta um efeito em quem vivencia o problema das drogas e também em pessoas que se identificam. Isso é maravilhoso.”

Assista o teaser da série:

Dom – Série Amazon Prime Video

Amanda Negrini

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".

Sem Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pop Séries. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pop Séries poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.