Um dos nomes mais cotados ao Oscar neste ano é A Favorita, que estreia nesta quinta-feira (24) no circuito nacional.
O longa-metragem tem como foco um romance fictício entre a Rainha Ana da Inglaterra e a sua conselheira Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (papel de Rachel Weisz).
Ana governou o país no século 18, época em que a Escócia foi anexada ao Reino da Grã-Bretanha por meio Tratado da União. Em meio a conflitos políticos, a soberana é retratada no filme como uma pessoa manipulável, que sofre em meio a disputas pelo poder.
Vidro: filme encerra a trilogia de M. Night Shyamalan
A relação entre Ana e Sarah começa a mudar com a chegada de uma nova criada. Abigail Masham (Emma Stone) almeja mudar a sua posição social dentro do castelo e, para isso, começa colocar um perigoso jogo em prática com o intuito de conquistar a simpatia da rainha.
Mas quem brilha neste triângulo amoroso movido por interesses é Olivia Colman, que consegue traduzir as fraquezas e inseguranças de sua personagem que nunca esteve pronta para comandar o parlamento ou o seu povo. Aliás, o roteiro sagaz de Deborah Davis e Tony McNamara é feliz ao captar os caprichos e futilidades da corte britânica e como as relações neste ambiente mudavam rapidamente e de maneira drástica.
Oscar 2019: pela primeira vez em 30 anos cerimônia não terá apresentador
O diretor grego Yorgos Lanthimos (A Lagosta) capta o humor que conduz toda a sátira ao demonstrar que a busca pelo poder é universal e atemporal. No mais, o filme não segue de forma alguma os preceitos e ambientação de um filme de época: as falas são informais e embebidas de humor negro, enquanto o figurino é mais despojado do que se espera ver no gênero.
Por sua atuação, Olivia já recebeu neste ano um Globo de Ouro e um Critics Choice Awards. Além disso, o longa concorre a dez categorias do Oscar.
Conheça os indicados aos Oscar 2019
O elenco conta também com a participação de Nicolas Hoult (X-Men), Mark Gatiss (Sherlock) e Joe Alwyn (Duas Rainhas).
Confira o trailer: