Skip to main content

spoilerCom certeza, o risco de cancelamento da primeira temporada de Hannibal promoveu uma significativa mudança na série. No ano passado, a NBC cogitou o término da atração após o declínio consecutivo da audiência. As falhas na narrativas e os personagens apáticos foram os principais responsáveis pela queda de interesse do público.

Continua após a publicidade..

Com a renovação, o criador da série Bryan Fuller prometeu grandes reviravoltas na trama e o resultado foi extremamente satisfatório. A trama ganhou agilidade, vivacidade e apresentou personagens mais maduros e desafiadores. Além disso, o seriado manteve uma excelente direção de arte e fotografia. As cenas de mortes continuaram a ser exibidas como admiráveis obras de arte.

Hannibal: assista ao promo do season finale

Continua após a publicidade..

Finalmente, Will Graham (Hugh Dancy) deixou o papel de protagonista ético e bondoso para mergulhar na mente psicótica de Hannibal (Mads Mikkelsen). A sua injusta prisão e a revelação sobre as crueldades do canibal fizeram com que o personagem mostrasse um lado obscuro necessário para tentar incriminar o psiquiatra pelos seus assassinatos. A parceria obsessiva desenvolvida entre os dois mostrou uma luta sagaz de persuasão e manipulação.

 

Os irmãos Verger: Mason (Michael Pitt) e Margot (Katharine Isabelle)

Os irmãos Verger: Mason (Michael Pitt) e Margot (Katharine Isabelle)

Os personagens coadjuvantes também apresentaram uma boa transformação. O diretor do FBI, Jack Crawford (Laurence Fishburne) conseguiu um posicionamento de destaque na tentativa de capturar Dr. Lecter. Ele foi responsável por cenas surpreendentes, desde a tentativa de examinar o tipo de comida da festa de Hannibal até a luta física no último episódio da temporada. Ao mesmo tempo, Alana Bloom (Caroline Dhavernas) estabeleceu um triângulo amoroso com os dois protagonistas e os momentos de romance com o psquiatra foram marcantes para exibir mais uma faceta calculista e arrogante de Hannibal.

Hannibal: Dr. Lecter sofre ameaça inesperada

O novo arco narrativo, comandado pelos irmãos Verger, exibiu uma das cenas mais cruéis da televisão americana. Fuller não poupou os telespectadores ao mostrar Mason (excelente atuação de Michael Pitt) cortando seu próprio rosto e oferecendo a carne humana para os cachorros de Will. Claro que para assistir a uma série como Hannibal é preciso ter muito estômago e um peculiar senso de humor, mas a decisão de produzir um fim tão forte atribuiu um merecido reconhecimento ao seriado.

Hannibal: Jack investiga desaparecimento de Freddie

O corajoso desfecho, em que Dr. Lecter eliminou a maioria dos personagens principais, poderá trazer uma nova narrativa para a terceira temporada. Fuller já deu indícios de que a sobrevivência de Will é certa, entretanto ele não será mais o principal condutor na captura de Hannibal. Com a verdadeira identidade do psicopata exposta, os fãs poderão esperar por um futuro promissor, que envolverá muita insanidade e “deliciosos” pratos gastronômicos.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".