Colaboração: Paulo Estevão
A partir deste domingo (14) o canal HBO exibe – às 21h – a terceira e última temporada de Magnífica 70.
A série nacional acompanha a vida de Vicente (Marcos Winter), um censor da ditadura que decide se tornar diretor de cinema na produtora Magnífica. A atração é ambientada no bairro da Luz, na cidade de São Paulo, onde se concentrava grande parte da produção de cinema dos anos 70. A região que era conhecida como Boca do Lixo.
Assista ao trailer da 3ª temporada de Magnífica 70
Na trama, o terceiro ano mostrará qual o destino dos personagens após o incêndio da Magnífica. Dora sofrerá no cativeiro e Vicente estará internado em um hospício. Além disso, Isabel fará aliados inesperados e Manolo sofrerá um grave acidente.
Em entrevista coletiva em São Paulo, o diretor do seriado – Cláudio Torres – comentou que a terceira temporada será sombria. “Ela será pesada e falará sobre assuntos que estão em pauta nos dias de hoje, infelizmente. Porém, a narrativa sofre uma reviravolta por conta do poder do cinema. E os personagens se unirão novamente por conta da arte”, contou.
A atriz Maria Luísa Mendonça comentou as semelhanças do seriado com o atual panorama politico brasileiro. “Quando eu assisti à terceira temporada, isso me chocou muito. É triste ver como as memórias cinematográficas da série estão presentes. É a campanha ‘Ele Não’, da qual eu fiz parte. É impressionante pensar o quanto isso está presente”.
Cláudio Torres ainda afirmou que quando começou a escrever o roteiro há seis anos, era improvável a possibilidade da volta de governo militar ou de algum tipo de censura. “Essa série é elogio ao pensamento da liberdade. O ser humano precisa ter liberdade para pensar”.
Magnífica 70: a série que Nelson Rodrigues não teve a oportunidade de escrever
A interprete de Dora, Simone Spoladore, comentou que o processo de construção da personagem na ultima temporada foi intenso. “Eu sem saber o que eu estava fazendo. Entrei naquilo quase como se a Dora estivesse virado uma entidade. Eu não pensava para fazer, eu estava lá. Foi um processo muito rico, assustador e maravilhoso”.
Magnífica 70 ganhou popularidade no exterior. O programa ganhou boas críticas da imprensa inglesa, sendo capa do jornal The Guardian. Além disso, é exibida atualmente em países como a França e a Itália. Sobre o fato de encerrar a trama na terceira temporada, Cláudio foi categórico: “Não quisemos deixar morrer, preferimos terminar no auge”.
Assista ao trailer abaixo: